header top bar

José Ronildo

section content

Candidatos da terra

11/02/2022 às 18h49 • atualizado em 11/02/2022 às 18h51

Coluna de José Ronildo.

Por José Ronildo

Nesta campanha que se avizinha estamos observando uma diferença em relação às campanhas anteriores: um grande apoio político aos candidatos da terra na disputa por um mandato de deputado estadual, o que não se observava no passado, quando um grande número de paraquedistas de outras regiões do Estado conseguiam grandes votações em municípios do Alto Piranhas em função do apoio de lideranças políticas e até comunitárias. Muitos deles chegavam com as malas cheias de dinheiro.

Em Cajazeiras e região, os apoios políticos desta vez estão se concentrando nos candidatos da terra, a exemplo de Júnior Araújo, Drª Paula, Chico Mendes, Airton Pires e Wilson Filho.

Pelo menos duas questões devem ter contribuído para o fortalecimento dos nomes da região: as emendas impositivas que os deputados estaduais passaram a ter direito, resultando em benefícios importantes para seus municípios de atuação política e a volta do prestígio dos deputados junto ao governador e ao próprio governo, diferente do que ocorreu nos dois últimos oito anos de Ricardo Coutinho, que tentou de todas as formas fazer investimentos nos municípios sem passar pelo crivo dos deputados estaduais que sempre foram o “elo” entre eles e o governo.

Na atual gestão, os deputados estaduais tiveram a oportunidade não somente de fazer o “feedback” entre os prefeitos e o governador em audiências no Palácio da Redenção, para que eles apresentassem pessoalmente suas demandas, mas também, passaram a ter acesso a todas as secretarias de Estado, sendo recebidos com muitas atenção, especialmente, lógico, os aliados. Além disto, nas suas respectivas regiões, os deputados passaram a comandar a estrutura do governo estadual, com a indicação dos cargos de gerência, comissionados e contratados.

Aliás, quem mais soube tirar proveito dessa nova realidade foi o jovem deputado estadual Júnior Araújo, que com suas emendas e acesso livre ao governo conseguiu ampliar consideravelmente o número de apoios, inclusive, de prefeitos. A deputada estadual Drª Paula ficou muito tempo na oposição e o deputado estadual Jeová Campos preferiu direcionar suas emendas para serviços que beneficiavam a população no Estado como um todo, a exemplo do teste do pezinho e hospitais. Chico Mendes ainda não é deputado, mas é aliados de primeira hora do governador e por conta disto também já colhe frutos do prestígio que desfruta junto ao governador.

Improcedente

A Juíza da 4ª Vara Mista da cidade de Cajazeiras, Mayuce Santos Macedo julgou improcedente uma Ação Judicial de Improbidade Administrativa, por Dano ao Erário, onde aparece na condição de denunciante o Ministério Público da Paraíba e como denunciados, a ex-prefeita de Cajazeiras, Francisca Denise Albuquerque de Oliveira e outras onze pessoas, dentre elas os ex-secretários Joselito Feitosa e Vanóbia Nóbrega. A denúncia foi em decorrência de compensação de tributos que teria sido realizada de forma irregular, por inobservância da Lei Municipal nº 2.347/2015, e dispensa indevida de receita tributária em benefício de indivíduos que não faziam jus.

Asfalto

Apesar do prefeito José Aldemir ter assinado a Ordem de Serviço para o recapeamento asfáltico da Avenida Francisco Matias Rolim/José Américo de Almeida e asfaltamento da Rua Tenente Otacílio Fernandes no dia 30 de dezembro do ano passado, os trabalhos ainda não foram iniciados. Os recursos são fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Agnaldo Ribeiro.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: