Candidaturas
Por José Ronildo
O MDB vai apresentar um candidato à Presidência da República e testar sua viabilidade. O nome será o da senadora Simone Tebet, do MDB do Mato Grosso do Sul. Já haveria consenso entre as várias alas do partido para o lançamento. Essa informação está em portais nacionais na segunda-feira.
A iniciativa do MDB segue um movimento. Há duas semanas, o PSL filiou o apresentador José Luiz Datena e anunciou como possível candidato à Presidência, e o Podemos estaria insistindo na possibilidade da candidatura do ex-juiz Sérgio Moro.
Outros partidos não desistiram de seus pré-candidatos: o PSDB fará prévias em novembro para escolher entre os governadores João Dória e Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati e o ex-senador Artur Virgílio; o DEM mantém na agulha o nome do ex-ministro Henrique Mandetta e o PDT consolida a candidatura de Ciro Gomes.
O movimento do PSL, do MDB e do Podemos é um indicativo de que a nova avaliação da conjuntura político-eleitoral já não vê como certa a possibilidade de uma polarização radicalizada entre Bolsonaro e Lula ao ponto de não caber outra candidatura.
A leitura decorre dos resultados da última rodada de pesquisas que apontaram queda na popularidade e intenções de voto para Bolsonaro. Os partidos passaram a enxergar a possibilidade de se jogar no vácuo e entrar na disputa por uma vaga no segundo turno. (Josival Pereira)
Tá na mesa
O “Tá na Mesa” – programa idealizado pelo Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano já chegou a 54 dos 83 municípios que não possuem Restaurantes Populares, com o objetivo de fornecer refeições diárias, ao preço simbólico de R$ 1,00, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, diante da pandemia que gerou uma grande crise econômica, desemprego, carestia e a volta da fome. Em Cajazeiras, o Restaurante Boi na Brasa será responsável pela distribuição de 400 quentinhas. É mais uma ação de proteção social que se soma a outras iniciativas dos governos federal e municipais.
Rápidas
*A Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP) recebeu a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação para avaliar a implantação do curso de Psicologia na instituição. O novo curso, não somente foi aprovado, como recebeu conceito 5.
*Ainda sobre a famigerada reforma da previdência, muitos consideram uma desumanidade a aprovação de 65 anos como idade mínima para aposentadoria de grande parte dos trabalhadores, já que professores, mulheres, agricultores e policiais conseguiram uma idade menor.
*Qual a empresa que vai ficar ou contratar um trabalhador com mais de 60 anos, principalmente atividades que exijam esforço físico. Certamente muitos não terão sequer condições de saúde para trabalhar.
*O deputado federal, Wilson Santiago informou que colocou na LDO a duplicação da BR 230 entre Sousa e Cajazeiras.
*O Conselho Regional de Medicina Veterinária aprovou o projeto de construção de um Centro de Recuperação Animal em Cajazeiras.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário