header top bar

José Ronildo

section content

Cássio e Lira fazem falta no Senado

01/11/2019 às 08h32

Coluna de José Ronildo

Cajazeiras, o Sertão e a Paraíba perderam com as ausências dos senadores Raimundo Lira e Cássio Cunha Lima no Senado Federal.

Para tanto, basta observar o resultado das últimas negociações que culminaram com a definição das emendas apresentadas pela bancada federal ao Orçamento da União para 2020.

A bancada decidiu não colocar emenda em favor da construção do Hospital Universitário do Sertão, que está projetado para ser construído em Cajazeiras e também deixou de fora a duplicação da BR 230 de Campina Grande a Cajazeiras – a menina dos olhos do ex-senador Raimundo Lira, que, mesmo radicado em Campina Grande, onde estão os seus negócios, nunca esqueceu que nasceu no Distrito de Engenheiro Avidos.

Cajazeiras sente até à ausência do cajazeirado José Gonzaga Sobrinho (Deca), que durante os quatro meses que assumiu o Senado correu atrás das demandas de Cajazeiras, como a homologação do nosso aeroporto e chegou a apresentar emenda para pavimentação de ruas, obras que estão sendo executadas pela atual gestão municipal.
O fato é que Cajazeiras e a Paraíba perderam com a troca que foi feita, tirando Lira e Cássio e colocando Daniela e Veneziano. Cássio foi líder do PSDB e vice-presidente do Senado, chegando a presidir várias sessões, por isso, aparecia na mídia nacional para opinar sobre vários assuntos e votações importantes, e mesmo a então prefeita Denise Albuquerque não sendo sua aliada lembrou de Cajazeiras e apresentou uma emenda de 1 milhão para aquisição de máquinas pesadas.

Os amigos de Raimundo Lira tinha acesso à sua pessoa. O professor José Antonio de Albuquerque por quem o então senador tinha e tem muita consideração, inclusive, pelo fato de serem conterrâneos de Boqueirão e as famílias serem amigas de longas datas, falava com ele quase que diariamente sobre as demandas de Cajazeiras. Lira também tinha prestígio em Brasília, pois era membro da CAD (Comissão de Assuntos Econômicos), que ele no seu primeiro mandato teve a oportunidade de presidir, tendo sido peça fundamental para liberação de empréstimos solicitados pelo governo do Estado.

Hoje, ninguém consegue falar com os senadores de Campina Grande, Veneziano e Daniela Ribeiro, que depois de eleitos não puseram os pés em Cajazeiras e, portanto, estão totalmente desconectados com as demandas da cidade, diferente, inclusive, de Vitalzinho, que após ser eleito senador esteve em Cajazeiras várias vezes, oportunidade em que prestou entrevista coletiva e ouviu as reivindicações da imprensa e da sociedade civil organizada em relação as necessidade do município. Ele chegou a destinar uma emenda para UFCG, direcionada para o IML e também apresentou emenda para o balizamento noturno do nosso aeroporto. Vitalzinho, inclusive, trouce para Cajazeiras o presidente da Associação Nacional da Aviação Regional.

Também não podemos contar com os deputados federais. Efraim Morais destinou no mandato anterior algumas emendas importantes pelo fato de ter sido apoiado pelo grupo da então prefeita Denise, agora, certamente não terá mais interesse; Wilson Santiago não foi bem votado em Cajazeiras e não se acha compromissado com a cidade, estando mais preocupado com Uiraúna, Sousa e outros municípios onde contou com o apoio dos prefeitos; Agnaldo Ribeiro, o deputado do prefeito José Aldemir não tem mais o mesmo prestígio do tempo de Michel Temer; Wellington Roberto também não teve apoios em Cajazeiras; Frei Anastácio até agora não disse pra que veio; muito menos o deputado de Catolé do Rocha, Gervásio Maia, apoiado por Rivelino, Marcos Barros, Alysson Américo e Jeová Campos até o momento também não anunciou nada para a cidade. Enfim, estamos no mato sem cachorro. Cajazeiras precisa de emendas para obras estruturantes.

Artistas regionais
Temos um grande número de artista na nossa região, mas infelizmente os prefeitos municipais não dão oportunidade, preferindo contratar apenas as bandas e artistas de fora. Temos um grande celeiro de artistas, como Sarah Lorena, Eduarda Brasil, Tikinho Pancadão, Tora Chileno, Biguinho Show, Chico Amaro, Neide e Laís Amaro, Romário Freitas, Pagodão S.A, Flávio Pisada Quente, Zé de Freiras, Escaravelhos, Lucineide do Acordeon e tantos outros. Apenas a Prefeitura de Cajazeiras tem dado essa oportunidade em eventos como Carnaval e Xamegão. Os demais municípios deviam fazer o mesmo.

Transplante capilar
O médico-cirurgião Carlos Filho deu um tempo nas articulações políticas um pouco de lado e foi em busca de novos conhecimentos profissionais. Após ter feito uma especialização em endoscopia ele esteve em Belo Horizonte, fazendo um curso de transplante capilar e disse que não vai parar por aí; pretende ainda fazer uma especialização em Gastroenterologia e estética facial.

Entrosamento
Parece que o vereador Jucinério Féliz não está muito à vontade no seu novo grupo político. Ele tem proximidade apenas com o deputado estadual, Júnior Araújo. Dos demais, ainda está distante. Saiu até uma informação de que ele estaria querendo retornar para o grupo do prefeito José Aldemir, mas negada pelo parlamentar mirim. O que falta para acontecer esse entrosamento?

Apicultores
Obteve ampla repercussão na imprensa estadual, a sansão por parte do governador João Azevêdo de um projeto do deputado cajazeirense, Júnior Araújo, que beneficia os apicultores do Estado, um grande incentivo para fortalecer ainda mais a produção e comercialização de mel de abelha em diversas regiões do Estado.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

ASSISTA: Em Sousa, humorista chama o desconhecido por outro nome e causa confusão em Mercado Público

"SÓ PODE LULA?"

VÍDEO: Bolsonaristas defendem 2ª instância, mas não querem amigos presos pela Andaime, diz colunista

PERIGO

VÍDEO: Preocupado com incêndios em Cajazeiras, chefe dos Bombeiros alerta sobre limpar terreno com fogo

PARA ATRAIR TURISTAS

VÍDEO: Bom Jesus realiza 1º Encontro de Motocross com sucesso, e prefeito promete investir no evento

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br