header top bar

José Ronildo

section content

Cenário

29/04/2022 às 18h22

Lula e Bolsonaro (Jefferson Coppola/Dedoc e Cristiano Mariz/VEJA.com)

Por José Ronildo

A última pesquisa contratada pelo banco de investimentos BTG Pactual, junto ao Instituto FSB confirma a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual Jair Bolsonaro, com pouco espaço para a chamada terceira via. No principal cenário, Lula (PT) tem 41%, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 9%, João Doria (PSDB) com 3%, André Janones (Avante) com 3%, Simone Tebet (MDB) com 1% e Vera Lúcia (PSTU) com 1%.

A pesquisa também revela que os votos em Lula e Bolsonaro estão consolidados. Os eleitores de ambos têm praticamente certeza do voto e 82%, nos dois casos, dizem que não votarão em outro candidato. É bem diferente do que ocorre, por exemplo, no caso de Ciro Gomes, em que apenas 39% dizem ter certeza do voto. Ou seja, Ciro pode ser prejudicado pelo “voto útil”. O mesmo ocorre com Doria, em que apenas 26% têm certeza do voto.

Sobre o segundo turno, também caiu a diferença entre Lula e Bolsonaro. Em março, Lula tinha 54% e Bolsonaro 35%, numa diferença de 19 pontos. Hoje, Lula tem 52% e Bolsonaro 37%, uma diferença de 15 pontos.

Devolução
O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) decidiu, na tarde de segunda-feira (25), declinar da competência da Corte para julgar o principal processo no âmbito da Operação Calvário, que tem como alvos o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), as deputadas Cida Ramos (PT) e Estela Bezerra (PT), os ex-secretários Waldson de Souza, Gilberto Carneiro, Livânia Farias e Cláudia Veras, além do ex-senador Ney Suassuna, da ex-prefeita de Conde Márcia Lucena e outros investigados. Antes de iniciar o julgamento sobre a competência, a Corte já tinha rejeitado um pedido de Gilberto Carneiro, para que o réu fizesse a sustentação oral.

Sucessor
O prefeito de Cajazeiras José Aldemir ainda não sinalizou em relação ao nome que terá o seu apoio em 2024, visando sua sucessão na Prefeitura Municipal. Os nomes colocados continuam sendo: Marcos do Riacho do Meio, Socorro Delfino, Alysson Lira, Raelsa Borges, Eriberto Maciel, Thiago Macambira, Pablo Leitão e João de Deus Quirino Filho. Nome, portanto é o que não falta. No momento, Zé Aldemir está focado na gestão e principalmente na reeleição de sua esposa, a Dra. Paula.

PB 400
O vereador Valdemar, de Ibiara no Vale do Piancó liga quase todos os dias para os programa Microfone Aberto e Rádio Vivo, da Alto Piranhas cobrando do DER a recuperação da PB 400 que liga o Vale do Piancó a Cajazeiras, passando por Bonito de Santa Fé, São José de Piranhas e Monte Horebe. Além da buraqueira, o mato. A vida útil do asfalto já acabou e a solução seria um rejuvenescimento.

DER
O engenheiro residente do DER, em Cajazeiras, Dr. Morais informou que iniciou uma operação tapa buraco emergencial. Segundo ele, o problema maior são as chuvas. “Após o período invernoso iremos executar serviços de remendo profundo, roçada mecânica e ainda outros serviços”, disse.

Aplausos
O vereador Lamarque Barros apresentou Voto de Aplausos na Câmara Municipal de Cajazeiras para o atleta Lucas Oliveira que conquistou a medalha de ouro na modalidade 5.000m; medalha de prata nos 800m e 1.500m, representando Cajazeiras no Campeonato Paraibano de Atletismo realizado nos dias 23 e 24 deste mês.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: