Centralização
Se em relação à atenção básica houve uma descentralização no atendimento, com os PSFs, no que se refere ao atendimento hospitalar foi ao contrário: houve uma centralização.
Os hospitais das pequenas cidades foram fechados, juntamente com as maternidades. Mesmo assim, se os Hospitais regionais atendessem a demanda seria bom, mas não conseguem sequer fazer as cirurgias que a população precisa.
Hoje, as mulheres grávidas que moram na zona rural de qualquer cidade da região precisam se deslocar vários quilômetros e em estrada de terra para dar a luz; muitas vezes chegam à maternidade, o médico diz que não está na hora e ela volta para sua localidade, muitas vezes em veículos de vereadores, a quem fica devendo o favor ou então mendigando ambulância nas prefeituras.
Nos últimos anos foram fechados hospitais e maternidades de Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas; o hospital de São João do Rio do Peixe que era filantrópico, a exemplo dos demais da região, foi municipalizado e hoje funciona como uma espécie de pronto-socorro, já que não tem Centro Cirúrgico, nem maternidade, mas é melhor do que nada.
Da mesma forma acontece com o Hospital Municipal de Bonito de Santa Fé. Os prefeitos de São José de Piranhas, Chico Mendes e de Cachoeira dos Índios prometeram reabrir esses hospitais, mas não conseguiram cumprir a promessa, já que não é fácil, principalmente porque vai de encontro a atual política de saúde do Estado e do Governo Federal, que é centralizar nos centros maiores esse atendimento e as prefeituras não têm a menor condição financeira de manter um hospital ou uma maternidade funcionando 24 horas.
CURTAS
*Não acredito que Cássio saia candidato a deputado federal. No mínimo ele deve tentar a reeleição para o Senado, caso perceba que para o governo não vai dar.
*Aliados do próprio Cássio acham que a bola da vez é de Luciano Cartaxo.
*Vinte e três ruas serão pavimentadas na cidade de Cajazeiras com recursos alocados pelo senador Raimundo Lira no Orçamento Geral da União.
*O prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir antecipou a feira livre de Cajazeiras pra hoje, sexta-feira e decretou feriado municipal amanhã, Dia de São João.
*A Assembleia Legislativa do Estado aprovou requerimento de autoria da deputada estadual, Estela Bezerra solicitando do governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba a realização de um estudo, a realização de um estudo para reconhecimento do Açude Grande de Cajazeiras, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado da Paraíba.
*Segundo se informa, as construções continuam avançando em direção às margens do açude.
*O vereador Neto da Vila Nova apresentou nada mais, nada menos do que 257 requerimentos no primeiro período ordinário da Câmara Municipal de Cajazeiras.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário