header top bar

Luiz Adriano

section content

Cubati: “Meu suntuoso torrão”

06/07/2021 às 19h46

Coluna de Luiz Adriano. (Arte: Alex Artes).

Por Luiz Adriano

Dia 6 de julho é uma data importante para minha querida e amada Cubati, pois é neste exato dia em que comemoramos a emancipação política do nosso município, da nossa antiga Canoas. Sinto-me honrado e feliz em poder fazer parte desse “torrão tão amado”, tenho orgulho de dizer que sou de Cubati e, onde vou, levo o nome da minha amada cidade.

Terra de pessoas humildes, acolhedoras e guerreiras; terra de muita seca, mas nunca abandonada por Deus, uma vez que, no momento certo, a chuva sempre aparece, para salvar o gado da sede e trazer a alegria para o homem do campo, que nunca desiste de plantar sua lavourinha.

Cubati é conhecida como a “Terra do Supercross”, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, este é o segundo ano que a festa não acontece. É uma comemoração tão grande que pessoas de tantos outros estados fazem questão de visitar a nossa terrinha para ver as acrobacias dos pilotos e se divertir nos três dias de festividade.

Além disso, poderia escrever um livro inteiro para falar das coisas interessantes e boas que temos na nossa cidade, mas vou me ater a lembrar de apenas três pessoas que, com suas atitudes, fizeram seu nome ficar na história municipal: para “puxar a sardinha” para mim, começo lembrando do meu irmão, Antonio Alex, o conhecido Alex Artes, que é um grande artista do nosso torrão e o seu nome será lembrado de geração em geração, porque ele é o autor do hino do nosso município.

A segunda pessoa que destaco nessas minhas poucas palavras é o ex-prefeito, que foi de fato o primeiro gestor de Cubati através do voto direto, seu José de Medeiros Dantas, conhecido em toda Paraíba como o famoso “Zé Preá”, o qual Deus chamou no ano passado. Além de ter sido o primeiro executivo municipal, ele foi prefeito por mais duas vezes. Lembro, ainda, que o ex-prefeito Dudu Dantas, que também faz idade nova neste dia 6 de julho, o qual foi vereador e ficou a frente do município de 2013 até 2020, assumindo assim por duas gestões, é neto de Zé Preá.

A terceira pessoa que adiciono nesse meu texto, mais uma vez vou “puxar a sardinha”, é o meu sogro, João Batista da Silva. Vale ressaltar que ele foi vereador por duas vezes e vice-prefeito também por duas vezes e, em inúmeras ocasiões, citado como forte candidato a prefeito da cidade, contudo coube a Deus chamá-lo para o seu reino no ano de 2020. Um homem que, dificilmente, Cubati verá outro igual, pela maneira que lutava pela saúde do nosso município.

Sendo assim, gostaria de homenagear inúmeros cubatienses, famílias… enfim, tenho até projetos de, quem sabe, escrever um livro contando as belas histórias do nosso Cubati.

Parabéns, Cubati!São 62 anos de superação, creio que grandes vitórias ainda teremos pela frente. Portando, como afirma o hino: “És nossa casa nossa cidade, nosso chão independente, e bate no peito a saudade dos teus filhos ausentes”.

Luiz Adriano

Luiz Adriano

Radialista, Mestre de Cerimônia e graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa-PB

Contato: [email protected]

Luiz Adriano

Luiz Adriano

Radialista, Mestre de Cerimônia e graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa-PB

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: