header top bar

José Ronildo

section content

Desenvolvimento

22/04/2022 às 16h22

Coluna de José Ronildo - (Foto: divulgação/governo federal).

Por José Ronildo

A constatação de que o município de Sousa arrecadou mais ICMS do que Cajazeiras ano passado acendeu o alerta nas entidades de classe no que se refere a trabalhar a questão do aproveitamento das águas do Rio São Francisco, objetivando gerar emprego e renda caso contrário vai se distanciar ainda mais da cidade sorriso.

Isso só para ficarmos fazendo comparativos em relação a Sousa, já que Patos deixou tanto Sousa, como de Cajazeiras na poeira faz tempo. A preocupação de lideranças empresariais é pertinente, a exemplo de Alexandre Costa, presidente da CDL, que articulou a realização daquele grande seminário promovido pela Fecomércio e Sebrae em Cajazeiras sobre o aproveitamento das águas do São Francisco também na geração de emprego e renda no campo e na cidade.

O fato é que Sousa, agora com água permanecente em São Gonçalo, vindas do Rio São Francisco via Engenheiro Avidos tem tudo para crescer ainda mais, aumentando a produção agrícola de leite e carne, além de frutas e verduras, e consequentemente estimulando a abertura de novas fábricas. O município tem terras que favorecem a agricultura, inclusive, conta com um perímetro irrigado que vende água de coco, goiaba e banana para todo o País.

Além das águas do São Francisco chegaram a Sousa via Engenheiro Avidos, se o ramal do Piancó for concretizado levará água também de Coremas pelo Canal da Redenção para as várzeas de Sousa, o município terá todas as condições para alavancar seu crescimento.

Mesmo com pouca água e após vários anos de seca, com grandes perdas para os produtores, inclusive, com as plantações sendo consumidas pelo fogo, recentemente a cidade de Sousa ganhou um grande laticínio, cujos produtos tiveram uma grande aceitação no mercado regional e até de outros estados.

Como Cajazeiras também está recebendo as águas do São Francisco é preciso tirar proveito dessa nova realidade, visando produzir frutas, leite e carne, estimulando a abertura de fábricas e saindo da dependência do setor educacional, mola propulsora do nosso desenvolvimento especialmente após o surgimento de novas faculdades e cursos superiores. Cajazeiras e São José de Piranhas não podem continuar sendo apenas um grande pote d’água.

Talvez já vislumbrando essas condições favoráveis, Cajazeiras também instalou um laticínio para comprar o leite dos criadores locais e regionais. É bom lembrar que Cajazeiras já teve duas fábricas de doce e hoje não tem nenhuma. É preciso avançar. Como disse o professor José Antonio de Albuquerque, parece que o agronegócio é a saída.

Triunfo
O prefeito de Triunfo Expedito Filho tenta convencer as lideranças políticas do seu grupo para apoiarem seus candidatos nas eleições deste ano.

Se isso acontecer, o deputado estadual Júnior Araújo perderá o apoio da ex-vereadora e ex-vice-prefeita, Tilene Gonçalves e do vice-prefeito Júnior Glória, além de outras lideranças locais. Quem também sairá perdendo é Lindolfo Pires que no pleito passado foi apoiado por Chico Batista e seu filho, o vereador Dirceu Batista.

O prefeito vai apoiar João para o Governo; Efraim Filho para o Senado, Wilson Santiago para federal e Airton Pires para deputado estadual.

Apoio
O pré-candidato a deputado estadual Chico Mendes (PSB) visitou a cidade de Marizópolis, oportunidade em que foi recebido pelo grupo de oposição liderado pelo ex-prefeito Zé Vieira. Os vereadores Miguel Neto e Nina estiveram presentes, além de suplentes de vereadores e lideranças comunitárias da cidade e zona rural. Na ocasião, o apoio de Zé Vieira e seu grupo foi ratificado.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: