header top bar

Raquel Alexandre

section content

Destino e livre arbítrio

09/07/2019 às 18h33 • atualizado em 09/07/2019 às 18h43

Foto: (Reprodução TV Mundo Maior)

Algumas pessoas creem que existe uma ordem universal ou divina que rege nossas vidas e ações para um momento inevitável, o que chamam de destino. Mas e você? Acredita em destino?

Todos nós um dia iremos saber dos desígnios de Deus em nossas vidas. O livre arbítrio é a estrada que percorremos para um dia alcançar o nosso destino, que é as consequências boas ou más que fazemos.

Deus nos deu a opção de escolher o caminho que desejarmos, mas sempre ficaremos escravos das consequências.
Mas por que será que Deus não criou todo mundo bom e perfeito?

Porque se tivéssemos sido criados perfeitos em tudo, não seríamos seres humanos, mas íamos parecer robôs, comandados por Deus. O Pai Maior é tão misericordioso, que Ele nos deixou à vontade para escolher o nosso caminho, entretanto somos escravos das consequências que escolhermos.

Se plantamos abacaxis, é lógico que não iremos colher maçãs, cada um colhe o que planta. Se optarmos pelo bem, o teremos de volta, mas se escolhermos pelo mal, estamos infligindo as Leis Divinas, então, não existe castigo de Deus, apenas devemos corrigir o mal que provocamos em nós mesmos, quando fazemos algo ruim, não estamos fazendo o mal a ninguém, a não ser a nós mesmos, pois um dia tudo voltará para nós, é a lei que rege o Universo, a famosa causa e efeito.

Então, no Livro dos Espíritos, há uma pergunta: “Onde está escrita a Lei de Deus”?

Resposta: ‘Na consciência dos homens’.

LEIA TAMBÉM: Velório na visão espírita

Então, uns plantam flores e colhem a beleza e o perfume delas, outros preferem plantar espinhos e se perfuram nas suas pontas agudas.

Essa é a lógica Divina, em que tudo é perfeição. Somos tão imperfeitos ainda, que não entendemos a lógica de Deus, mas um dia iremos entender. Às vezes, o mal precisa chegar ao extremo para que o homem sinta a necessidade das reformas, tão necessárias ao seu aperfeiçoamento.

Nossa estrada ainda é tão longa… Passamos alguns anos neste planeta Terra, alguns sofrendo, mas aprendendo, chorando, mas enxugando as lágrimas, tropeçando, caindo, mas se levantando, essa é a nossa estrada até o fim desta vida material e recomeço de uma nova vida em outro plano.

Já outros preferem sofrer e se revoltar, chorar, mas se vingar, derramar lágrimas e adoecer, tropeçar e não se levantar… Mas como Deus sempre é misericordioso com os seus filhos, por mais difícil que seja de entender, ele sempre nos dá a oportunidade de nos regenerarmos e voltarmos atrás do caminho que deixamos passar, do bem que deixamos de fazer, da vida que deveríamos ter percorrido, mas que não deu certo um dia…

É… um dia iremos entender o motivo de tantas coisas, que ainda não nos é possível o entendimento.

A vida é cheia de desafios, e são esses desafios que nos moldam sempre.

Jesus nos diz:
“Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu Pai”. (João 14:12).

Então, Jesus que nos dizer que também seremos capazes de um dia atingir a perfeição, assim como Ele, o maior ser que já habitou a Terra. Além disso, a sua humildade é tão imensa, que  Ele também quer nos dizer, ‘eu que sou extraordinário para o padrão tão baixo deste planeta, ainda tenho algo a aprender’.

Isso nos traz uma paz imensa, porque embora saibamos que nosso destino é o conhecimento de todas as coisas de Deus, nós sempre teremos desafios para alcançar. É isso que nos move neste mundo, o desejo de aprender e evoluir neste e em outros planos do Universo.

Então vamos semear o bem, para colhermos a felicidade, sempre, neste, e em outros planos! Fique com Deus!

Raquel Alexandre

Raquel Alexandre

É redatora do Portal Diário do Sertão e Formada em História pela UFCG de Cajazeiras.

Contato: raquelalexandre30demais@gmail.com

Recomendado para você pelo google

6ª EDIÇÃO DO EVENTO

VÍDEO: Mesa Redonda da Faculdade Santa Maria discute direitos e diversidade humana; veja como participar

VÍDEO

Chico Mendes diz que pode dividir palanque com Cleide e dispara: “Tô pronto para disputar com Paula”

EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Ciro diz que Ricardo ‘prejudicou-se na sucessão’, mas elogia Azevêdo: “Seria uma honra no PDT”

PREOCUPADO

VÍDEO: Na Semana dos Pobres, bispo de Cajazeiras diz que “pobreza se avoluma cada vez mais nas cidades”

Raquel Alexandre

Raquel Alexandre

É redatora do Portal Diário do Sertão e Formada em História pela UFCG de Cajazeiras.

Contato: raquelalexandre30demais@gmail.com