header top bar

Fernando Caldeira

section content

Detran/PB compromete imagem do Governo

21/01/2010 às 23h39

Por Fernado Caldeira

Não tenho o instinto de criticar simplesmente por criticar. Nem tenho preparo para desmerecer o que vai bem. Ao contrário, prefiro falar das coisas boas que os entes públicos realizam em favor da comunidade.

Ma há momentos em que as críticas são necessárias para que os administradores acordem e dêem correção de rumo em setores pontuais da administração pública que simplesmente não funcionam.
Querem um exemplo? O Detran da Paraíba! Para dizer o menos, uma bagunça generalizada.

Vamos aos fatos: comprei um automóvel Fiat na Dical, em Cajazeiras, e quando fui emplacá-lo obtive a informação de que isso não seria possível porque a impressora da VI Ciretran estava com defeito já há uns dez dias. Busquei a confirmação desse absurdo com uma funcionária graduada daquela repartição, e a mesma, sem a menor cerimônia, disse que era isso mesmo e que não havia o que ser feito, a não ser aguardar um técnico vir de João Pessoa para resolver o problema. Então perguntei: mas preciso ir para a capital porque tenho que trabalhar, o que devo fazer? E a VI Ciretran, na bucha: vire-se, não é só você que está com esse problema!

Quer dizer, o único órgão público estadual responsável pelo emplacamento dos automóveis comprados na Paraíba não funciona e diz a seus clientes: vire-se, você não é o único! Que acham? Inacreditável, não? Mas podem acreditar, pois aconteceu comigo.

Juntei minhas coisas e parti para a capital sem placa, sem documento, apenas com a nota fiscal da compra. Por felicidade, nenhuma patrulha da Polícia Rodoviária Federal me parou, e consegui chegar em casa. Era um domingo, e então vislumbrei que dia seguinte, segunda-feira, emplacaria o carro no Detran de João Pessoa.

No café da segunda-feira, assistindo televisão, deparei-me com um comunicado do Departamento Estadual de Trânsito que deixou-me perplexo: o Detran funcionaria apenas com expediente interno durante aquela semana, e só voltaria a atender o público na segunda-feira seguinte. Ou seja, teria que conviver com meu automóvel sem emplacamento por mais algum tempo. O Detran iria fechar por uma semana útil para melhorar seus serviços.

Passada a semana exclusivamente de atendimento interno, lá vou eu ao Detran do Shopping do Automóvel, esperançoso de que agora sim conseguirei emplacar meu carro. Chego às 8 horas da manhã e já encontro uma fila imensa de pessoas para serem atendidas e bem poucos funcionários para atendimento ao público. Vai pra aqui, vai pra lá, puxa, estica, pessoas começam a ficar irritadas com a demora que é muito grande porque é muita gente para ser atendida e poucos para atenderem, e finalmente depois de um longo tempo consigo mandar fazer minhas placas. Alegre, vou buscá-las numa oficina ao lado do Shopping do Automóvel crente que agora conseguirei emplacar o carro.

Ledo engano, sou avisado pelo rapaz que as confeccionou que no Detran dali está faltando lacre e arame. Isso mesmo, estaria faltando lacre e arame, o que impediria de emplacar meu carro. Não acreditando, fui ao chefe da repartição para ouvir dele o que considerava um absurdo. “Seu Almir, é verdade o que me disseram ali fora, de que está faltando lacre e arame para emplacar os carros aqui no Detran do Shopping?” É sim, e esta situação já perdura há uns 10 dias, mas há uma promessa de que na próxima segunda-feira a sede nos remeta os lacres e arames.

Sai de lá arrasado. Afinal, como um órgão do Estado, o que aliás mais arrecada, estaria nesta situação? Um caos!

Dia seguinte, tentando me recuperar do trauma do dia anterior, dirigi-me confiante para o Detran em Mangabeira, sede do órgão, para finalmente conseguir emplacar meu carro. Afora o mau tratamento de burocratas insatisfeitos com o serviço, deparei-me com um órgão cheio de gente para ser atendida, com funcionários “saindo pelo ladrão”, mas igualmente sem funcionar. Motivo? “O sistema está fora do ar”, disse-me uma mocinha com um sorriso amarelo, não sabendo explicar quando o sistema volta e se volta naquele dia!

Isso tudo, depois de uma semana útil fechado para melhorar o atendimento. Continuo com o carro sem emplacamento, depois de quase um mês de adquirido.
Maranhão, cuidado! O Detran está fazendo sua caveira!

S O L T A
Neste domingo (24) o deputado José Aldemir (DEM) é o entrevistado do Trem das Onze.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: