Difícil escolha
Por José Ronildo – O prefeito José Aldemir está diante de uma difícil escolha: o seu candidato a prefeito em 2024. Acertar no nome é o principal desafio do chefe do executivo municipal, até porque será um nome novo, que nunca disputou a Prefeitura Municipal.
Aldemir, lógico vai pedir que o eleitor vote em um nome que terá como principal finalidade dar continuidade as ações do seu governo e evitar a volta do grupo liderado pelo ex-prefeito de Carlos Antônio.
Esse grupo continua muito vivo na política local, apesar de ter perdido o poder justamente para Zé Aldemir, ex-aliado, que teve sua candidatura a prefeito abraçada pela oposição, que no momento não tinha nomes fortes para o embate.
Zé Aldemir tem dito que não vai fazer como Carlos Antonio, quando tirou um nome do bolso do colete, em 2008, empurrando goela abaixo o nome do empresário Marinho, que demonstrou não estar preparado para o embate, afinal, muita coisa precisa ser levada em consideração em um candidato, inclusive, a oratória. Colocar um nome, achando que vai botar um marionete e continuar dando as cargas no governo muitas vezes não funciona.
Na época, aliados ficaram insatisfeitos, pois esperavam pela indicação, a exemplo do próprio Júnior Araújo e do advogado e secretário municipal, Adjamilton Pereira. Ele terminaram rompendo, mesmo Júnior sendo primo de Carlos, e anunciaram apoio a Léo Abreu, que foi o vitorioso no embate eleitoral.
Tudo terá que se pesado, os prós e os contra para que a escolha seja a mais acertada. O que vai pesar contra e a favor, desde a simpatia, passando pela oratória, liderança na zona rural, enfim, em todos os segmentos da sociedade.
Aldemir conta hoje com nomes como: Alysson Lira (Neguin, ex-vereador); Adjamilton Pereira, radialista, advogado, ex-secretário, esposo da vereadora Raelza Borges; Professora Socorro Delfino, secretária de Educação do município; Pablo Leitão, médico; e Marcos do Riacho do Meio, vice-prefeito e ex-vereador; Gorete da Coletoria e Roberto Bayma, ex-prefeito de Bom Jesus. Um nome novo, fora dessa lista parece ser difícil, entretanto, nada é impossível.
Qualidade de vida
A qualidade de vida do brasileiro melhorou num intervalo de nove anos, com avanço em áreas como moradia, saúde, educação e lazer. Mas a desigualdade permaneceu estacionada: famílias em que a pessoa de referência é preta ou parda ou mulher ou ainda que possui menor renda ou baixo grau de instrução apresentam têm menos bem-estar.
É o que revelam os dados do IBGE que comparam duas edições da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a de 2017/2018 (última disponível) com a de 2008/2009.
Pretensão
O deputado estadual Júnior Araújo confirmou sua pretensão de disputar a Prefeitura de Cajazeiras em 2024 pelo grupo da oposição. Ele defende uma união com o grupo liderado pelo deputado estadual Chico Mendes e pelo ex-deputado Jeová (grupo do alho). O problema é que o grupo já tem um nome na praça, no caso, o ex-candidato a prefeito nas eleições passadas, Marquinhos Campos. Seria possível uma chapa Júnior Araújo, prefeito e Marquinhos, vice? Por sua vez, o deputado Chico Mendes afirmou que desta vez Cajazeiras não terá três candidatos a prefeito, apenas dois. Vamos nos unir para vencer as eleições, disse.
Circuito
Empresários resolveram promover as festividades juninas deste ano em várias cidades da Paraíba, numa parceria com as prefeituras Municipais. Não se sabe por qual razão, a cidade de Cajazeiras, com muitas tradições nesses eventos no passado, ficou de fora. Preferiram Campina, Patos e Sousa.
Normalidade
Finalmente estamos vendo que o mundo voltou a normalidade após o período difícil da pandemia. No Brasil, as festividades juninas foram o principal termômetro para essa retomada da economia. O povo estava com muita vontade de viajar e brincar o São João. Lotação máxima em todos os cantos onde as prefeituras voltaram a realizar as festas juninas, a exemplo de Campina Grande. Nunca se viajou tanto no mundo. O turismo também voltou com força total.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário