header top bar

José Ronildo

section content

Disparada dos preços

14/04/2022 às 19h36 • atualizado em 14/04/2022 às 19h37

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo

Os preços dos alimentos saltaram 13% em março e atingiram um patamar recorde, de acordo com o índice da FAO – Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura.

Apesar da guerra na Ucrânia estar pressionando os preços dos alimentos, as altas já aconteceram há sete trimestres consecutivos, maior sequência de aumentos desde 2008.

Segundo a FAO, desde meados de 2020 até home, a alta nos preços dos alimentos alcança 75%, superando níveis recordes de 2008 e 2011, quando o mundo passava por crises alimentares.

O que a guerra na Ucrânia fez foi complicar um cenário que já era muito ruim. O País é um dos maiores exportadores mundiais de trigo e óleo de girassol e, por isso, os portos fechados impactam a economia global. Além disso, as sanções aplicadas à Rússia fazem os preços dos fertilizantes e combustíveis dispararem, impactando também os alimentos.

De acordo com uma previsão do Centro para o Desenvolvimento Global, essas altas podem levar mais de 40 milhões de pessoas à extrema pobreza. O aumento no preço dos alimentos impacta sobretudo, os países mais pobres. A ONU alerta que os valores devem subir ainda mais nos próximos meses. Muitos aumentos também aconteceram por causa do aumento de 18% na gasolina e 24% no diesel. Por outro lado a inflação de março foi de 1,62%, a maior para um mês de março desde a implantação do Plano Real em 1964.

O fato é que os trabalhadores estão com o orçamento cada vez mais apertado e sem conseguir cobrir as despesas mensais. O aperto no coração é grande a cada ida ao supermercado.

Rápidas
*Os deputados estaduais aliados Lindolfo Pires, Júnior Araújo e Wilson Filho, além dos pré-candidatos a deputado estadual, Chico Mendes e Airton Pires acompanharam o governador João Azevêdo na sua passagem por Sousa e São João do Rio do Peixe.
*Também acompanharam o chefe do executivo estadual os deputados federais Wilson Santiago e Hugo Mota.
*O deputado estadual Júnior Araújo esteve no último final de semana em Uiraúna, oportunidade em que prestou entrevista a uma emissora de rádio local ao lado do ex-prefeito Bosco Fernandes.
*Na oportunidade, o parlamentar disse que apresentou uma emenda impositiva ao orçamento do Estado para aquisição de um aparelho de mamografia para Clínica Padre Costa.
*Uma boa notícia. O sonho do novo Fórum de Cajazeiras não morreu. O juiz Hermesson Mangueira disse que o projeto está pronto, faltando ainda resolver questões burocráticas relacionadas a doação do terreno que mede 11 mil metros quadrados e fica localizado no Jardim Soledade. Para 2023, ele acha que a obra começa a sair do papel.
*Ao lado do deputado estadual Júnior Araújo, o prefeito de Marizópolis, do PSDB, Luquinha do Brasil recebeu em seu gabinete o governador João Azevêdo, oportunidade em que anunciou seu apoio à reeleição do chefe do executivo estadual.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: