header top bar

José Ronildo

section content

Disputa presidencial no estados

12/09/2022 às 16h50

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo

Divulgados os resultados das pesquisas do Ipec, contratadas pela Rede Globo em 26 estados e no Distrito Federal revelam um primeiro desenho do mapa da disputa presidencial, após o início da campanha.

Os números indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por enquanto, conseguiu avançar na conquista de eleitores, na comparação com Fernando Haddad, em regiões que deram vitória ao presidente Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2018, mas também mostram que os dois candidatos ao Palácio do Planalto estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro, em seus estados, incluindo o populoso Rio de Janeiro.

O levantamento feito pelo GLOBO, que compilou todas as pesquisas disponíveis mostra que Lula está à frente de Bolsonaro em 15 estados, sendo que no Nordeste, ele é líder em todos os 09 Estados, além de São Paulo e Minas Gerais, maiores colégios eleitorais do País, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins.

O atual presidente, por sua vez, está à frente de Lula em 05 estados e no Distrito Federal, locais onde também venceu no pleito passado. O grupo inclui Santa Catarina, onde crava 50% das intenções de voto contra 38 de Lula. No Distrito Federal, o presidente está 07 pontos à frente do rival. Em Roraima e Rondônia, Bolsonaro chega a marcar, 66% e 54% das intenções de voto (seus melhores desempenhos).

Bolsonaro também tem vantagem sobre Lula no Acre (23 pontos) e no Mato Grosso (18 pontos). Lula tem seus melhores resultados no Piauí e no Maranhão, onde chega as marcas de 69% e 66% respectivamente.

Sua vantagem sobre Bolsonaro é menor no Tocantins (07 pontos); no Rio Grande do Sul (08 pontos) e em São Paulo, em que aparece com 40% dos votos contra 31% do atual presidente. Nesses estados, a vantagem do petista fica abaixo da média nacional.

Apoio
O candidato a deputado estadual Júnior Araújo (PSB) anunciou apoio à candidatura de Efraim Filho (União Brasil) ao Senado. A candidata do governador João Azevêdo é Pollyanna Dutra (PSB). Na inauguração do seu comitê de campanha em Cajazeiras ao lado do seu candidato a deputado federal Murilo Galdino Efraim esteve presente. Em função disto, o governador não pôde comparecer. Além de Júnior, o ex-prefeito Carlos Antonio também fez opção por Efraim.

Pesquisas
A juíza Francilucy Rejane de Sousa suspendeu a divulgação da pesquisa Vox Populi sobre as intenções de voto dos paraibanos para governo do Estado, senado e também presidência da República. A previsão era de que os números fossem divulgados na quarta-feira, 7 de setembro, mas a magistrada atendeu um pedido da Coligação “Coragem para Mudar”, encabeçada por Pedro Cunha Lima (PSDB).

Além da Vox Populi, o TRE suspendeu a pesquisa do Instituto Múltipla. Nesse caso, a pesquisa foi suspensa por ordem do Juiz Federal Rogério Roberto Gonçalves de Abreu. Nas duas pesquisas, a coligação “Coragem para Mudar” apontou irregularidades nos questionários apresentados.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: