header top bar

José Ronildo

section content

Distritão

18/06/2021 às 20h30

Urna eletrônica. Foto: Imagem Ilustrativa

Por José Ronildo

A cada eleição, novas mudanças são debatidas e aprovadas pelo Congresso Nacional. Para o pleito vindouro não será diferente. Algumas mudanças estão em andamento. O Distritão começa a ganhar força. Nele, seriam eleitos os deputados estaduais e federais mais votados, acabando com o voto proporcional e coeficiente eleitoral, onde cada partido elege um determinado número de candidatos, de acordo com a votação obtida por todos.

O problema é que os candidatos se dividem em grupos e o resultado é que postulantes com menos votos terminam se elegendo. Na última eleição para vereador em Cajazeiras, por exemplo, Kleber Lima e Serafim da Palhoça, que ficaram na suplência, tiram mais votos que sete vereadores eleitos.

O Distritão vai acabar com isso, mas vai praticamente eliminar as chances dos partidos pequenos e dos candidatos sem muitos recursos, principalmente para fazer frente a quem já detentor de mandato. Vai acabar também com a correria, a cada eleição, de candidatos se agrupando em partidos políticos e fazendo projeções.

A proibição das coligações na proporcional também terminou por dificultar ainda mais a vida dos que já são deputados. Hoje, cada deputado quer ter um partido, e sozinho na legenda, ele não vai conseguir se eleger. Pelo Distritão não importa o partido, mas sim, a quantidade de votos que cada candidato vai tirar. Evidente que muitos vão buscar legendas que tenham um bom fundo partidário.

O líder do DEM, deputado federal, Efraim Filho afirmou que a proposta do Distrito Misto estaria ganhando força no Congresso. Por ele, metade seria eleito pelo voto majoritário, isto é, seriam eleitos os mais votados e a outra metade seria eleita utilizando o voto proporcional. Só não sabemos como seria feita essa escolha: quem vai pelo voto majoritário e quem vai pelo proporcional.

RÁPIDAS

*A comunidade escolar volta a cobrar do governo do Estado uma solução para Escola Manoel Mangueira, em Cajazeiras, que está fechada e com a estrutura física comprometida.

*O deputado federal, Pedro Cunha Lima anunciou a liberação de R$ 161 mil para o município adquirir um castramóvel, visando controlar a população canina da cidade, que não para de crescer.

*Projeto do deputado estadual Júnior Araújo prevendo a estadualização da estrada ligando o Distrito da Serra da Arara, até a rodovia que dá acesso a Santa Helena, passando pelos distritos de Várzea da Ema e Melancias foi aprovado na CCJ.

*O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros assegurou que até outubro toda população adulta da Paraíba estará vacinada.

*Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Efraim Filho anunciou a liberação de emendas para São João do Rio do Peixe, Bernardino Batista, Poço Dantas e Triunfo.

*Em troca, já recebe a manifestação de apoio dos prefeitos municipais.

*Acusado de receber propina e fora do domando do PTB paraibano, a candidatura de Wilson Santiago a federal, ainda é uma incógnita.

*O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes admitiu que pode tentar voos mais altos na política nas eleições do próximo ano. Deputado federal ou vice-governador.

*No seu entendimento o Sertão tem tamanho e força para indicar o companheiro de chapa de João.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: