header top bar

José Ronildo

section content

Ensino Superior

27/08/2021 às 00h24 • atualizado em 27/08/2021 às 00h25

Coluna de José Ronildo.

Por José Ronildo

O ministro da Educação Milton Ribeiro voltou a questionar a busca por um diploma universitário por brasileiros de baixa renda. O professor e pastor afirmou que alunos usam, inclusive, financiamento do FIEIS, e depois ficam endividados porque não tem emprego para todos.

Do que adianta você ter um diploma na parede e não ter emprego, questionou. O ministro voltou a defender o ensino técnico profissionalizante. Muitas pessoas, quando o ministro disse que o ensino superior deveria ser para poucos, entenderam que esses poucos, seriam os ricos, e os pobres deveriam continuar sem a chance de melhorar de vida por meio de um curso superior; continuariam apenas sendo empregados dos ricos.

No governo Lula a população de baixa renda passou a ter o acesso ao ensino superior, com aumento no número de cursos superiores, tanto em universidade federais, como por meio de estímulo às universidades privadas, com bolsas para estudantes de baixa renda, com a criação de programas como o PROUNE (Programa Universidade para Todos) e REUNE (Programa de Apoio a Planos de Reestrutura e Expansão das Universidades Federais).

Foram criadas novos campi e novas universidades privadas foram instaladas, inclusive, em cidades do interior, com cursos como, medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, odontologia, direito, engenharia, arquitetura e por aí vai. Cajazeiras é um grande exemplo dessa expansão e interiorização e expansão do ensino superior. Uma das principais preocupações do governo era formar mais médicos para suprir a carência de profissionais, especialmente nos municípios do interior. Antes desses programas, nossas universidades estavam paradas no tempo, e nossos hospitais universitários estavam sucateados. Em algumas áreas, realmente os formados já encontram dificuldades para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Por outro lado, a maioria dos jovens não conclui sequer o ensino fundamental, pois desistem no meio do caminho, e também não têm formação profissionalizante. Mesmo assim, apesar das dificuldades e desigualdades, hoje estamos observando o filho do agricultor, por exemplo, se formar em Medicina, coisa que lá atrás, realmente, era para pouquíssimos e riquíssimos.

Rápidas

*Recentemente o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes assinou Ordem de Serviço para construção da Praça da Rodoviária. Hoje temos uma São José de Piranhas antes e outra depois de Chico Mendes.
*O município de Santa Helena recebeu um ônibus escolar novinho em folha, fruto de uma emenda parlamentar impositiva, do deputado estadual, Júnior Araújo.
*O Governo do Estado iniciou a distribuição de 254 mil cestas básicas com os alunos da rede municipal de ensino.
*Quinha Moura confirmou que será novamente candidata a prefeita de Cachoeira dos Índios nas eleições que serão marcadas pelo TRE.
*A Assembleia Legislativa aprovou Voto de Aplausos para o gerente da 9ª Regional de Saúde, Sávio Gomes pelo eficiente trabalho no recebimento e distribuição das vacinas contra Covid-19 na região de Cajazeiras.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: