header top bar

José Ronildo

section content

Equilíbrio

24/02/2023 às 22h36 • atualizado em 24/02/2023 às 22h37

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (d), e o governador de Sāo Paulo,Tarcísio de Freitas (e) durante pronunciamento sobre a situação emergencial no litoral norte de São Paulo após as fortes chuvas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por José Ronildo – O presidente Lula deu mais uma demonstração de que está fazendo um governo com equilíbrio e sensatez, deixando de lado a questão política. Ele foi até a região fortemente afetada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo, quando se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Bolsonaro. O pior é a gente ver que seguidores de Bolsonaro disseram que a presença do governador ao lado de Lula era repugnante. Na realidade, o governador Tarcísio também está de parabéns.

Lula esteve nas áreas atingidas pelas fortes chuvas, que resultou em quase 50 mortes, dezenas de desaparecidos e milhares de desabrigados no litoral norte de São Paulo. O presidente sobrevoou a região antes de se reunir com o governador Tarcísio e prefeitos da região atingida. Ele estava passando o carnaval na Bahia, ao lado da esposa Janja quando soube da tragédia e imediatamente foi até o local.

Lula esteve acompanhado de vários ministros para dar apoio, como ajuda nas buscas de vítimas isoladas e soterradas, disponibilizando helicópteros, soldados do exército e bombeiros. O Ministério dos Portos liberou 2 milhões em mantimentos; a Receita Federal liberou 12 milhões em produtos apreendidos. Um hospital de campanha foi montado para atender as vítimas. Além dos moradores, muitos turistas estavam no local para passar o carnaval. O governo anunciou a liberação do FGTS para as famílias desabrigadas e a antecipação do pagamento do Bolsa Família. A região é montanhosa e muita gente mora nas encostas e foram soterradas pelos deslizamentos de terra.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional já estava no local desde domingo para auxiliar os municípios afetados, na elaboração dos planos de trabalho para solicitação de recursos federais para resposta ao desastre, já que muitas casas desabaram, estradas e pontes foram destruídas pelo forte temporal.

Lamentável

Não dá mais. É lamentável essa situação em relação às obras do Governo do Estado em Cajazeiras. As pedras colocadas nas ruas que dão acesso à 6ª Ciretran simplesmente estão se soltando, tendo em vista que, a empresa responsável pela obra simplesmente foi embora sem aplicar o asfalto e ninguém do governo fala nada. A novela das obras da estrada de Boqueirão, nem se fala e ainda tem a Avenida Francisco Arcanjo de Albuquerque (sequência da Rua João de Sousa Maciel até a BR 230), continua a passo de tartaruga, agora, chegou o inverno que vai desmanchar o pouco que foi feito.

 Nome

O próprio prefeito de Cajazeiras José Aldemir informou que surgiu mais um nome na relação dos pré-candidatos à sua sucessão dentro do seu grupo político. Ele disse que alguns segmentos da sociedade estão defendendo o nome da empresário Ana Goldfarb, uma das proprietárias da Faculdade Santa Maria. É uma grande empreendedora e vem dando uma grande contribuição para o desenvolvimento de Cajazeiras, disse.

 Ajuda

Diferente de Ricardo Coutinho, o governador João Azevêdo ajudou financeiramente o carnaval em várias cidades da Paraíba, a exemplo de Cajazeiras e Uiraúna. Zé Aldemir disse que conseguiu R$ 120 mil por intermédio do secretário de Comunicação Nonato Bandeira.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: