header top bar

Radomécio Leite

section content

Escola Técnica de Música para Cajazeiras

12/05/2011 às 19h20

A cidade de Cajazeiras vai ganhar mais uma escola profissionalizante, que será construída pelo Governo do Estado. Quando o governador Ricardo Coutinho esteve em Cajazeiras, no último dia 29 de abril, ao falar para os participantes da plenária sobre Orçamento Democrático, tornou publica esta conquista para a nossa cidade.

Também, no último dia 11, o Secretário de Educação do Estado, em entrevista ao programa Rádio Vivo, da Rádio Alto Piranhas, disse que o projeto estava sendo preparado e não sabia qual seria o curso a ser ministrado nesta escola profissionalizante e que a escolha partiria da manifestação da sociedade.

Cajazeiras é uma cidade tradicionalmente voltada para a educação e a cultura. As nossas manifestações nestas áreas são bem visíveis. Temos há décadas a Escola de Música Santa Cecília, que viveu seu período áureo, quando foi prefeito desta cidade, o advogado Antonio Quirino de Moura, mas hoje infelizmente, está quase desativada.

Cajazeiras é uma terra que também deu a Paraíba e ao Brasil famosos músicos, que ao longo de nossa História Musical, formou vários jovens nesta extraordinária e bela profissão. Já tivemos até uma Banda de Música formada só por jovens mulheres, iniciativa louvável do empresário Raimundo Ferreira, que levou o nome de Cajazeiras para além, muito além de nossas fronteiras.

A cidade já possui uma tradição na criação e instalação de cursos profissionalizantes de nível médio, a exemplo do Pedagógico, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, avaliado pelo MEC, como um dos melhores do Estado, que talvez seja um dos mais antigos da Paraíba e do Nordeste; o Curso de Contabilidade foi criado no ano de 1951; o de Enfermagem tem mais de 40 anos, que no inicio foi mantido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC) e a partir de 1979 passou para a Universidade Federal da Paraíba, hoje UFCG; tem outro Curso de Enfermagem na Faculdade São Francisco.

E a Escola Técnica Federal? (Hoje Instituto Federal de Educação Tecnológica). Uma luta do ex-deputado Edme Tavares, que inicialmente teve os cursos de Agrimensura, que formou nesta área, excelentes profissionais que estão atuando no mercado de Cajazeiras e de todo o Nordeste e Eletromecânica. Hoje tem mais os cursos de Edificações e Informática. Pela última avaliação do MEC ficou entre as melhores do estado.

No Campus de Cajazeiras, a Universidade Federal de Campina Grande, mantém a Escola Técnica de Saúde, com os cursos de Enfermagem e Saúde Bucal, que vem formando excelentes profissionais, que na avaliação do MEC, também ficou entre uma das melhores da Paraíba.

Portanto, temos cursos profissionalizantes na área de educação, na de saúde, na de serviços e de tecnologia e para coroar está faltando cursos na área cultural, que poderia ser a de formar músicos e ainda como proposta para o futuro, ampliar esta escola para formar profissionais no setor de Artes Cênicas, para fechar o ciclo cultural e consolidar, na realidade, a tradição desta cidade que diz ser o berço da cultura e do saber da Paraíba.

A cidade precisa se manifestar. E a partir desta nossa idéia/proposta, poderíamos abrir este debate. Vamos partir do pressuposto de quantos jovens, não somente de Cajazeiras, mas de toda a região, se tornando músicos profissionais, com certeza teriam mercado de trabalho garantido, participando de conjuntos musicais, bandas de música, carreira solo ou criando seus próprios conjuntos e bandas. Apostemos na idéia!
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: