header top bar

Fernando Caldeira

section content

Faço minhas as suas palavras I

13/03/2020 às 08h34

Coluna de Fernando Caldeira

Semana passada fiz minhas as palavras do Promotor de Justiça de Goiás, Dr. Paulo Brondi. Hoje faço minhas as palavras do escritor Rui Leitão, que publico a seguir:

“A INDIGÊNCIA INTELECTUAL
Nem sempre a indigência intelectual é uma manifestação própria de quem tem deficiência mental. Ela às vezes é praticada pelos que, culturalmente ignorantes, se acham capacitados a discutir temas que desconhecem, mas foram induzidos a defenderem opiniões as quais não conseguem formular argumentos inteligentes e racionais. Alienados, e seduzidos por discursos que exploram uma retórica político-ideológica, assumem apaixonadamente o papel de intérpretes de ideias e pensamentos que sequer têm domínio de conhecimento do que falam. E não percebem que se tornaram massa de manobra.

O mais impressionante é que esses indigentes intelectuais não estão nas periferias dos grandes centros urbanos ou nos grotões distantes das metrópoles. Eles estão encastelados em prédios luxuosos ou condomínios fechados onde residem grandes empresários, advogados, médicos, jornalistas, professores universitários e outros integrantes da chamada classe média alta. Ou aqueles que se imaginam pertencer à elite.

Nem percebem que estão sendo inocentes úteis pugnando por causas que trazem prejuízos a eles próprios. Porque não se esforçam em questionar o que ouvem, acreditando na primeira informação que recebem, uma vez que se enquadra no pensamento do grupo ao qual decidiram se incorporar. Carentes de compreensão intelectual optam pelo exercício da repercussão do que lhes ensinaram a falar e que passaram a admitir como verdades absolutas.

Não há dificuldade em identifica-los em qualquer debate. Na discussão perdem-se na falta de raciocínio lógico. Insistem na apresentação de frases repetitivas, jargões, linguagem viciada, desprovida de conhecimento sobre o assunto em pauta. Quando contestados irritam-se por se verem incapacitados de replicar com fundamento racional. Decidem partir para as agressões, os xingamentos, as ofensas. Propagandistas do que desconhecem, se veem perdidos nas polêmicas, não se constrangendo em dizer asneiras, bobagens.

Alguns são apenas ingênuos. Outros são contaminados pela malícia de seus líderes. Mas existem os que se colocam a serviço de uma causa por voluntária escolha, mesmo que sejam apontados como bobalhões, tolos, não se dando conta das consequências dos seus procedimentos. São facilmente manipuláveis, em razão da ignorância cultural. Cegos pelo oportunismo, normalmente são indivíduos preconceituosos, submissos, alienados.

Os indigentes intelectuais não pensam por si próprios. Seguem a vontade dos outros, reféns dos que são treinados na arte de seduzir. Ouvem o galo cantar, mas não sabem onde. Sonâmbulos autômatos. Na polarização política que se evidencia no atual quadro histórico de nosso país, estamos vivendo a ‘síndrome da indigência intelectual adquirida’ “.

TI TI TI`S

*Um vereador ligado ao deputado Jeová Campos (PSB) disse ter ouvido dele que não abre de jeito nenhum da candidatura do seu irmão, Marcos Campos, à Prefeitura de Cajazeiras;
*Corre nas redes sociais um áudio onde o médico Carlos Filho, filho dos ex-prefeitos Carlos Antônio e Denise Oliveira, diz: “No sábado passado estive com Dra. Denise, minha mãe, e fiz um compromisso: que se tivéssemos vitória nas eleições de 2020, de acordo com a lei, se fosse possível, iria tomar junto à minha irmã, Deise Carla, que também é médica, frente a Secretaria de Saúde.” Ou seja, de acordo com o áudio, já foi escolhida a nova Secretária de Saúde de Cajazeiras, caso o grupo de Carlos vença o pleito;
*“Mamadeira de piroca, kit gay, a reforma trabalhista vai gerar empregos, a reforma da previdência vai fazer o Brasil crescer, as reformas vão aumentar o PIB, minha eleição foi fraudada(Bolsonaro), vi Jesus no pé de goiaba(Damares)…; você não acredita em saci Pererê, os sete anões, fada madrinha, papai Noel, papa figo, etc…, porque não quer!
*Parabéns a todos que fazem a Rádio Alto Piranhas, a segunda emissora mais acessada pelo aplicativo RadiosNet em toda PB em fevereiro;
*Operações Andaime, Pés de Barro, Xeque-Mate e Calvário já mandaram alguns para a cadeia, preventiva e temporariamente. Dentro em breve será definitivamente!
*Domingo(15) tem DEBATES POPULARES no Trem das Onze.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: