header top bar

José Ronildo

section content

Federação

24/06/2021 às 21h03

Câmara dos deputados - Coluna de José Ronildo. (Foto: divulgação).

Por José Ronildo

Além do voto distrital que está em tramitação no Congresso Nacional, outra proposta que está sendo avaliada é a Federação de partidos, que pode possibilitar agremiações pequenas, que temem não atingir a cláusula de barreira, isto é, 2% dos votos em todo País para deputado federal se juntarem com esse objetivo.

Caso o partido não consiga os 2% dos votos válidos para deputado federal, por exemplo, ele não terá direito ao fundo partidário, nem a tempo na televisão, além de espaços nas comissões.

O texto já passou em regime de urgência no Senado e poderá ser votado em plenário, sem passar por comissões. Além do apoio dos partidos menores, a proposta também conta com o apoio do PT.

As federações terá que perdurar por quatro anos e certamente vão ocorrer observando a questão ideológica, isto é, partidos que têm o mesmo pensamento. O Cidadania pode formar federação com o PSDB; a Rede pode se unir com o PV e o PTB com o futuro partido de Bolsonaro. Todas essas mudanças terão que ocorrer até o início de outubro, um ano antes do pleito.

Protetora

A protetora de animais, Cléo Moura vem fazendo o que pode e o que não pode para alimentar os cães e gatos que vivem nas ruas, especialmente nos arredores da cidade, e trata-los, quando doentes, em clínicas veterinárias da cidade, em uma ação quase que solitária e humanamente, impossível. Mas faz a sua parte. Para se ter uma ideia, sua casa foi transformada em abrigo de animais com mais de 100 gatos e 40 cães. Em algumas ocasiões, criticada e incompreendida.

Rápidas

*Aliados do ex-governador Ricardo Coutinho estão agendando entrevistas em várias emissoras de rádio de Cajazeiras.

*O prefeito interino de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio foi a Campina Grande conversar com o deputado federal, Wellington Roberto.

*Disse que foi tratar de emendas e recursos para a cidade, mas também pode ter ido tratar de uma migração sua do MDB para o partido comandado pelo parlamentar federal, no caso, o PL.

*O preço do gás de cozinha sofreu mais um reajuste de 5,09%, chegando a R$ 100, sem se falar no preço dos alimentos. A grita é geral e deve estar tirando o sono do presidente.

*Além do gás de cozinha, os preços nos supermercados também dispararam.

*Chico Mendes e Júnior Araújo tiveram mais um encontro político, desta vez, no clima agradável da Serra do Vital.

*Estariam trabalhando uma dobradinha para 2022? Chico Federal; Júnior, estadual.

*Jeová Campos não quer mais ser deputado estadual, tanto é verdade que se desfez de suas bases políticas, entretanto afirmou que toparia ser Senador de Lula, caso Ricardo Coutinho seja impedido pela justiça eleitoral.

*Ele quer bater de frente nos candidatos que afirma serem conservadores, Efraim Filho e Agnaldo Ribeiro.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: