Federação
Por José Ronildo
Além do voto distrital que está em tramitação no Congresso Nacional, outra proposta que está sendo avaliada é a Federação de partidos, que pode possibilitar agremiações pequenas, que temem não atingir a cláusula de barreira, isto é, 2% dos votos em todo País para deputado federal se juntarem com esse objetivo.
Caso o partido não consiga os 2% dos votos válidos para deputado federal, por exemplo, ele não terá direito ao fundo partidário, nem a tempo na televisão, além de espaços nas comissões.
O texto já passou em regime de urgência no Senado e poderá ser votado em plenário, sem passar por comissões. Além do apoio dos partidos menores, a proposta também conta com o apoio do PT.
As federações terá que perdurar por quatro anos e certamente vão ocorrer observando a questão ideológica, isto é, partidos que têm o mesmo pensamento. O Cidadania pode formar federação com o PSDB; a Rede pode se unir com o PV e o PTB com o futuro partido de Bolsonaro. Todas essas mudanças terão que ocorrer até o início de outubro, um ano antes do pleito.
Protetora
A protetora de animais, Cléo Moura vem fazendo o que pode e o que não pode para alimentar os cães e gatos que vivem nas ruas, especialmente nos arredores da cidade, e trata-los, quando doentes, em clínicas veterinárias da cidade, em uma ação quase que solitária e humanamente, impossível. Mas faz a sua parte. Para se ter uma ideia, sua casa foi transformada em abrigo de animais com mais de 100 gatos e 40 cães. Em algumas ocasiões, criticada e incompreendida.
Rápidas
*Aliados do ex-governador Ricardo Coutinho estão agendando entrevistas em várias emissoras de rádio de Cajazeiras.
*O prefeito interino de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio foi a Campina Grande conversar com o deputado federal, Wellington Roberto.
*Disse que foi tratar de emendas e recursos para a cidade, mas também pode ter ido tratar de uma migração sua do MDB para o partido comandado pelo parlamentar federal, no caso, o PL.
*O preço do gás de cozinha sofreu mais um reajuste de 5,09%, chegando a R$ 100, sem se falar no preço dos alimentos. A grita é geral e deve estar tirando o sono do presidente.
*Além do gás de cozinha, os preços nos supermercados também dispararam.
*Chico Mendes e Júnior Araújo tiveram mais um encontro político, desta vez, no clima agradável da Serra do Vital.
*Estariam trabalhando uma dobradinha para 2022? Chico Federal; Júnior, estadual.
*Jeová Campos não quer mais ser deputado estadual, tanto é verdade que se desfez de suas bases políticas, entretanto afirmou que toparia ser Senador de Lula, caso Ricardo Coutinho seja impedido pela justiça eleitoral.
*Ele quer bater de frente nos candidatos que afirma serem conservadores, Efraim Filho e Agnaldo Ribeiro.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário