header top bar

José Ronildo

section content

Filiações

08/04/2022 às 18h42

Coluna de José Ronildo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Por José Ronildo

Uma intensa movimentação política foi observada nos últimos dias de abril, prazo final da janela partidária que permite a troca de legenda pelos deputados federais e estaduais, sem o risco de perderem o mandato, acusados de infidelidade partidária.

Muitos tiveram que mudar de legenda por discordarem com a posição política dos seus partidos e outros foram obrigados por causa da manutenção do fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais.

Sem coligação, alguns deputados não tinham a menor condição de atingir o coeficiente eleitoral, garantindo a reeleição e por isso tiveram que se juntar a outros concorrentes em legendas mais fortes, como PSB, PT, Aliança Brasil, Republicanos, PL e PSC.

O fato é que o fim das coligações, que segundo o Senado teve o objetivo de diminuir o número de partidos com representação no Congresso, considerado excessivo, terminou fortalecendo uns e enfraquecendo outros.

Se a mudança não tivesse ocorrido esses partidos iam se juntar a outros, sem a necessidade de mudar de legenda. Foi o caso do deputado federal Damião Feliciano que foi obrigado a deixar o PDT e se filiar ao Aliança Brasil.

Como disse o suplente de vereador de Cajazeiras, Raimundo Lira, os deputados provaram do próprio veneno, já que muitos vereadores tiveram que mudar de partido por causa do fim das coligações. Em municípios pequenos, como disse o vereador Geraldo Wilson de Andrade praticamente voltou ao bipartidarismo, com os vereadores tendo que se abrigar em duas legendas, uma da situação e outra da oposição.

Obras
Segundo o Reitor da UFCG Antonio Fernandes ainda tem construções em andamento no campus local, a exemplo de um prédio de prática docente 2, com laboratórios para os cursos de química e biologia e uma rampa de acessibilidade que dará aceso aos dois prédios de prática docente 1 e 2.

Nas últimas duas décadas, o campus local se expandiu de forma impressionante, com muitas construções, especialmente após a criação dos cursos de Enfermagem e Medicina, com a construção de laboratórios, auditório, salas de aula e residências universitárias.

Rápidas
*O HUJB autorizou o retorno das visitas aos pacientes internados naquela casa hospitalar após a queda vertiginosa nos casos de covid-19.
*Por determinação da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras uma UBS com um médico pediatra vai ficar aberta nos finais de semana, para atender as crianças após decisão do HUJB de não anteder mais consultas no ambulatório.
*Inadmissível que após dois anos com aulas remotas por causa da pandemia, os estudantes da rede estadual que moram na zona rural de Cajazeiras tenham se deparado novamente com a falta de transportes para voltarem à sala de aula.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: