header top bar

Rui Galdino

section content

Finalmente, o que é o G10?

20/05/2019 às 09h56

Coluna de Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Eu já vi de tudo em política, inclusive, boi voar! Nos parlamentos pelo Brasil a fora, tem bancadas da bala, da igreja católica, dos evangélicos, dos ruralistas, da natureza, da diversidade, dos juristas, da saúde, das mulheres, de centro, de esquerda, de direita, centrão, centrinho, etc, ou seja, tem bancadas de representantes de tudo que possamos imaginar.

Eu só nunca ouvi falar verdadeiramente na bancada do povo! Isso mesmo, aonde estão os representantes do povão? Geralmente, o normal e trivial após as eleições, é a formação básica de duas bancadas, ou seja, a bancada do governo e a bancada da oposição e o vai e vem entre elas de acordo com as circunstâncias político-partidárias do momento. Geralmente, quem é governo, é beneficiado e aprova tudo que o governo deseja. Quem é oposição, sofre bastante e desaprova tudo que o governo quer. Tem exceções, no entanto, regra geral, é assim que funciona na prática.

Mas, na nossa Paraíba velha de guerra e de grandes novidades, surgiu agora um novo tipo de bancada parlamentar estadual: O G10! Nome bonito e sugestivo. Afinal, 10, é a camisa mais importante do futebol; 10, é a maior nota nas escolas, nas universidades e nos concursos; 10, geralmente, é a melhor pontuação e premiação, etc, e agora, 10(dez), é a quantidade de parlamentares que formam um grupo de deputados estaduais que se dizem INDEPENDENTES dentro da Assembléia Legislativa da Paraíba. Ôpa!!!!

Se na Assembléia Legislativa tem 36 parlamentares e apenas 10 são independentes, os outros 26 são o quê? Dependentes? Dependentes de que e de quem? Confesso que não estou entendendo nada! Bom, até onde sei, depois da eleição de 2018 e com a vitória do governador João Azevedo, o governo ficou com 24 deputados e a oposição com 12 deputados. Se agora tem 10 independentes ( O G10 ), então, ficou assim: 14 deputados do governo, 10 deputados independentes e 12 deputados da oposição. É isso mesmo?

É bom frisar, que este G10, que já foi G08 e G09, foram os grandes articuladores e principais responsáveis pelo BI GALDINO, ou seja, pela vitória surpreendente e contra a vontade do governo para o 2º biênio, que elegeu o atuante deputado Adriano Galdino, para presidir a Assembléia Legislativa durante os próximos quatros anos. Lembram? Pois bem, na verdade este G10, é forte e não está para brincadeiras! E dizem, que em breve o G10, poderá passar para o G12, ou seja, dois deputados da base do governo estarão migrando para o G10 e aí teremos o G12.

Com a futura formação do G12, a nossa Assembléia Legislativa, passará a ser TRIPARTITE, ou seja, terá 03 grandes grupos de parlamentares, com a quantidade igualitária de 12 deputados em cada grupo. Então teremos 12 deputados de oposição, 12 de situação e 12 do G12 ( independentes )! Então, o G10 e futuro G12, hora poderá estar votando no governo e hora poderá estar votando contra o governo, é isso mesmo? Minha nossa, caberá ao governador João Azevedo, saber lhe dar com este grupo de deputados, caso contrário, o G10, futuro G12, vão complicar o meio de campo e sem falar na oposição!

Não sei, mas esta história de G08, G09, G10 e brevemente G12, não está me cheirando muito bem. Como diz o desconfiado: tem boi na linha! O atual G10, diz que apoia o governo, porém, é independente! E é exatamente nesta tal independência, que mora o perigo. Será que o G10 e futuro G12, já estão se blindando de algum tsunami político que possa vir por aí? Ou estão querendo se vingar politicamente de alguma coisa? Huummmmmm!!!!

O que sei é que esta formação do G10, futuro G12, não está para brincadeiras! Além do mais, soube que estão muito unidos, votarão sempre em bloco ( contra ou favor do governo ), prezam pela qualidade de seus membros, tem um bom relacionamento com a oposição e um péssimo relacionamento com a atual bancada governista. Essa é que é a verdade nua e crua. Será que vamos ter TRÊS líderes ? ( o do governo, o da oposição e o do G10/G12 ). Caberá ao governador saber conviver com mais este desafio. Cuidado João, que o santo é de barro!!! ADELANTE…

Rui Galdino

Rui Galdino

Rui Galdino, é advogado, jornalista, empresário e apresentador do programa CONVERSANDO COM RUI GALDINO, na TV MASTER.

Contato: [email protected]

Rui Galdino

Rui Galdino

Rui Galdino, é advogado, jornalista, empresário e apresentador do programa CONVERSANDO COM RUI GALDINO, na TV MASTER.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: