header top bar

José Ronildo

section content

Fortalecido

24/06/2022 às 09h33

Deputado federal Wilson Santiago - (Foto: Divulgação)

Por José Ronildo

O deputado federal Wilson Santiago após o rompimento com o ex-prefeito de Uiraúna Bosco Fernandes buscou novos aliados e terminou se fortaleceu bastante na região, com a conquista de apoios importantes, a exemplo do grupo liderado pelo prefeito Luiz Claudino e pelo ex-prefeito Airton Pires, de São João do Rio do Peixe, com quem vai fazer dobradinha naquele município. Essa dobradinha se repete em Triunfo, com o apoio do prefeito Espedito Filho e Poço de José de Moura, apoiada pelo prefeito Paulo Braz.

Ele também vai fazer dobradinha com Chico Mendes, em São José de Piranhas e em Cajazeiras, e ainda será apoiado pelos prefeitos de Bernardino Batista, Aldo Andrade; Poço Dantas, Itamar Moreira e Santa Helena, João Kleber.

Empenho
Resta saber se desta vez os candidatos a deputado estadual vão se empenhar mais, juntamente com os apoiadores e a militância, em busca da conquista de votos para os deputados com quem vão fazer dobradinha política. Na última campanha, além dos deputado federais terem tirado uma votação bem inferior aos deputados estaduais, o voto não foi casado, como se esperava.

É bem verdade que o emprenho dos apoiadores, como lideranças e cabos eleitorais, em relação ao deputado federal, governador e senador, não é o mesmo em relação aos candidatos a deputado estadual que é uma disputa mais localizada. A falta de interesse por parte do eleitorado na disputa de deputado federal também é um obstáculo, provavelmente por conta da ausência delas na cidade. Talvez isso tenha influenciado nas grandes votações do Sapateiro Antonio Gobira nos dois últimos pleitos: o protesto e o fato de nãos erem da cidade.

Na campanha passada, o deputado estadual Júnior Araújo justificou a pequena votação de Efraim Morais, perdendo com quem fez dobradinha, a estrutura dos concorrentes, Agnaldo Ribeiro, que fez dobradinha com Paula e foi apoiado pelo prefeito José Aldemir, além de Gervásio Maia, que fez dobradinha com Jeová Campos e, além de ser presidente da Assembleia, era o queridinho do então governador Ricardo Coutinho.

Desta vez Júnior Araújo terá uma dificuldade a mais: o candidato com quem vai fazer dobradinha, Murilo Galdino é totalmente desconhecido do eleitorado e sem serviços prestados. O deputado federal Gervásio Maia perdeu os apoios que tinha no município, a exemplo de Jeová, Rivelino Martins, Marcos Barros e Alysson. Já Wilson Santiago deve voltar a obter uma votação mais expressiva em Cajazeiras em função dos apoios conquistados e da dobradinha que vai fazer com Chico Mendes.

Prestígio
O deputado estadual Júnior Araújo disse quando se filiou ao Partido do governador João Azevêdo, no caso, o PSB, que ia assumir o comando do partido em Cajazeiras, o que não aconteceu. A presidência da legenda continua com Marquinhos Campos. Ele ainda viu um aliado seu deixar a Gerência Regional de Educação, sendo substituído por uma indicação de Chico Mendes, que também se filiou ao partido do governador.

Engavetado
Infelizmente engavetaram novamente o projeto de desmembramento do IFPB, que resultaria na criação do IFSertão. A briga de Cajazeiras, Sousa e Patos pela Reitoria foi em vão.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: