Ganhadores e perdedores
Como acontece em toda eleição, depois delas, são contabilizados os perdedores e ganhadores. Em relação ao último embate político, os vendedores foram, além do governador Ricardo Coutinho, lógico, o ex-senador José Maranhão, que mesmo com a idade que tem, conseguiu finalmente o reconhecimento do eleitorado paraibano, sendo eleito Senador da República; o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano, que teve sabedoria para tirar o time de campo em uma possível disputa pelo Governo do Estado e se elegeu deputado federal, com uma grande votação; ex-senador Efraim Morais, que reelegeu o filho como deputado federal, aumentando a votação em relação ao pleito passado; o deputado federal, Damião Feliciano, o médico de Campina Grande, que além de se reeleger elegeu sua esposa, Lígia Feliciano, vice-governadora; Lucélio Cartaxo, que mesmo sem se eleger senador, teve um ótimo desempenho e ficou conhecido em todo Estado e logicamente, Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa que apostou numa aliança com Ricardo e foi vitorioso; vice-governador Rômulo Gouveia, eleito deputado federal; Pedro Cunha Lima, eleito bem jovem, graças ao prestígio do pai, deputado federal, sendo o mais votado do Estado; Agnaldo Ribeiro, reeleito deputado federal e a irmã, deputada estadual; deputado estadual reeleito, Gervásio Maia, da Região de Catolé do Rocha; prefeita de Patos, Chica Mota; Roberto Paulino, de Guarabira, que acompanharam Ricardo no segundo turno; Fábio Tayrone e João Estrela, em Patos, que mostraram força política em Sousa e o casal Carlos Antonio e Denise, em Cajazeiras, além de todos os prefeitos que apoiaram à reeleição do governador; Jeová Campos, que conseguiu voltar à Assembleia e o deputado estadual José Aldemir que mais uma vez teve seu trabalho reconhecido pela população, sendo um dos mais votados do Estado.
Perdedores – Os grandes perdedores foram, além de Cássio, que praticamente se isolou no cenário político estadual, após perder o embate com Ricardo; Wilson Santiago, que perdeu pela segunda vez a disputa pelo Senado; Deputado Federal, Rui Carneiro, que foi candidato a vice de Cássio, um dos grandes incentivadores da candidatura tucana; prefeito de Sousa, André Gadelha; aliás, com a derrota de Marcondes Gadelha, quem salvou à família de um vexame maior foi o médico Renato Gadelha, que conseguiu se eleger deputado estadual; deputado estadual Antonio Vituriano, que nem viu seu candidato a governador ser eleito, nem conseguiu sua própria reeleição; Carlos Rafael, que se queimou após ter tirado mais de 15 mil votos para prefeito de Cajazeiras; vice-prefeito, Júnior Araújo, que apostou suas fichas na candidatura de Cássio Cunha Lime e o radialista/apresentador de TV e empresário de comunicação, Fabiano Gomes, que também deu as costas a Ricardo Coutinho para ficar com Cássio.
Direitos políticos
O ex-prefeito de Sousa Fábio Tyrone teve os direitos políticos suspensos por três anos. A decisão é da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça, ao julgar procedente recurso do Ministério Público Estadual. De acordo com a denúncia, Tyrone, atual secretário chefe do governo do Estado, teria adotado as cores verde e laranja na eleição de 2008, quando disputou a prefeitura de Sousa. Ao vencer as eleições ele padronizou todos os bens públicos do município com as cores da campanha.
Denúncia
O vereador conhecido por Deri do Gravatá denunciou que o prefeito de São João do Rio do Peixe, Airton Pires está cometendo crime ao se apropriar indevidamente de contribuições previdenciárias (INSS) dos servidores e não repassando para o instituto. Ele disse que vários funcionários procuraram o INSS e receberam essa informação deixando-os extremamente preocupados.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário