header top bar

José Ronildo

section content

Gostinho

16/10/2020 às 08h58

Coluna de José Ronildo

A passagem do jovem senador Diego Tavares por Cajazeiras fez com que a cidade experimentasse o gostinho de como é contar com um filho no Congresso Nacional, apesar de Diego não ter nascido em Cajazeiras, mas tem suas raízes nesta cidade, sendo sobrinho do ex-deputado federal, Edme Tavares (uma grande responsabilidade) e filho do médico, também cajazeirense, Reginaldo Tavares.

Diego logo que assumiu o Senado, na condição de primeiro suplente, mesmo que por um período curto, na primeira oportunidade, correu para Cajazeiras; se reuniu com o diretor do Campus da UFCG e com representantes da sociedade civil organizada que luta com todas as suas forças pela construção do nosso HUSertão.

Lembrar de Edme Tavares e da conquista da Escola Técnica ficou impossível. Infelizmente, como diz Alexandre Costa, Cajazeiras está órfão de um filho na Câmara Federal ou no Senado para brigar pelos interesses do município.

Recentemente tivemos, mesmo que por pouco tempo, o gostinho de contarmos novamente com um filho da terra nos representando em Brasília, no caso, Raimundo Lira, filho de Boqueirão de Piranhas, que também assumiu por um período a cadeira de titular, homem que não esqueceu suas raízes, muito pelo contrário, se orgulha delas, e preserva algumas amizades na região que vêm desde os tempos de menino, entre seus amigos, com quem sempre conversava sobre as demandas de Cajazeiras, está o professor José Antonio de Albuquerque, uma amizade entre sua família e a família de seu Arcanjo.

Já na Câmara Federal, o empresário José Gonzaga Sobrinho (Deca), nascido em Uiraúna, mas que também tem Cajazeiras como sua terra mãe, pois foi aqui onde começou sua vida, como estudante e principalmente, comerciante e vendedor. Deca ao chegar a Brasília, também por um período de apenas quatro meses, substituindo Cássio Cunha Lima, trabalhou intensamente para retribuir um pouco do que a cidade lhe deu. Ele e Lira foram fundamentais para a homologação do Aeroporto de Cajazeiras, inclusive, indo diversas vezes até o gabinete do presidente da ANAC. O empresário sempre dizia que tinham ima dívida eterna com Cajazeiras, que lhe deu todas as oportunidades.

O único político que não era cajazeirense, mas que ao assumir o Senado esteve várias vezes em Cajazeiras, ouvindo as demandas da cidade; se reunindo com a sociedade civil organizada e prestando contas do seu trabalho, por meio de entrevistas coletivas foi Vital do Rêgo (Vitalzinho), inclusive, também foi responsável pelos recursos para o balizamento noturno do Aeroporto e trouxe até Cajazeiras, o presidente da Associação de Aviação Regional, além de ter destinado recursos para construção do IML, recurso que terminou sendo canalizado pela UFCG para o HUJB.

O fato é que Cajazeiras vem ajudando a eleger políticos de fora, a exemplo de Efraim Filho (Santa Luzia); Agnaldo Ribeiro (Campina Grande) e Gervásio Maia (Catolé do Rocha), este último, até o momento não disse a que veio e sumiu do mapa após as eleições. Os demais também não andam na cidade e sequer se dão ao trabalho de ligar para uma emissora de rádio para prestar contas do trabalho que vem desenvolvendo e receber, lógico, as reivindicações da cidade.

Agnaldo Ribeiro ainda conquistou recursos importantes para obras como o recapeamento asfáltico da cidade; os 600 apartamentos e o CDI, entretanto, Cajazeiras, pede e precisa de mais. Wellington Roberto, que é de São José de Piranhas e tem uma ligação com Cajazeiras, mesmo não tendo obtido uma grande votação na cidade, também lembrou de Cajazeiras, destinando alguns recursos de suas emendas para construção de duas escolas de ensino médio e uma creche. Já Efraim Filho mandou alguma coisa, tudo no varejo. Vamos esperar dele este ano o compromisso que faltou ano passado para garantirmos mais R$ 25 milhões em emenda de bancada para o HUSertão.

Empresários

O número de empresários disputando as prefeituras municipais nos últimos tempos tem aumentado. Na realidade, política virou negócio.

Mesmo assim, em Cajazeiras, os médicos ainda dominam, que vem desde Otacílio Jurema, passando por Epitácio Leite que governou o município em três oportunidades, Vituriano e José Aldemir.

Mas também contamos com empresários governando o município, a exemplo de Chico Rolim, Zerinho e Carlos Rafael.  Antes, lá atrás, o domínio era dos agropecuaristas, chamados de coronéis.

Manifestação

O deputado estadual, Júnior Araújo participou de manifestação política em favor das candidaturas de João Kleber, para prefeito e Diassis, para vice, em Santa Helena. A chapa tem o apoio do prefeito Emmanuel Messias.

*Sem o palanque para fazer seus discursos contundentes em relação ao adversário, o ex-prefeito Carlos Antonio teve que botar o pé na estrada e fazer uma campanha diferente, de casa em casa, renovando o contato com o eleitorado e pedindo voto para a esposa, Denise Albuquerque.

*Episódio triste esse que está envolvendo o PT da Paraíba e nacional, em relação à candidatura de Anísio Maia. Um ato antidemocrático, e o pior, decretar uma intervenção para levar a agremiação a apoiar a candidatura de outra legenda. O partido não desobedeceu em nenhum momento a orientação nacional, apoiando partidos de direito, por exemplo. Muito pelo contrário, o diretório local quer apenas ter o direito de ter uma candidatura própria.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: