header top bar

José Antonio

section content

Instituto Federal de Educação de Cajazeiras quer crescer

29/04/2013 às 15h12

O reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, professor João Batista, esteve em Cajazeiras e se reuniu com membros do Movimento dos Amigos de Cajazeiras e anunciou, que ainda este ano, será feito o processo de seleção para candidatos que desejarem ingressar no Curso de Engenharia Civil, que terá inicio no próximo ano em Cajazeiras.

Esta é uma noticia que deixa a sociedade sertaneja muito alegre e satisfeita e mais alegre ainda quando o reitor informou que outros cursos haverão de ser criados, para que a cidade de Cajazeiras se torne, num breve espaço de tempo, um Polo Tecnológico, com mais os cursos de Arquitetura e Engenharia Mecânica.

O reitor informou ainda que tem projetos para implantar no Campus de Cajazeiras, cursos que não sejam na área das ciências exatas, a exemplo de formação de técnicos em recursos humanos, marketing, designer e outros, dependendo das necessidades da região.

Toda esta expectativa de crescimento necessitaria urgentemente de mais espaços, porque o que existe no Campus de nossa cidade é insuficiente para novas edificações. Meses atrás o MAC esteve reunido com membros do poder público do município para tratar deste assunto e já está agendando uma nova audiência com a prefeita de Cajazeiras, Denise Oliveira, para mostrar o plano de expansão do IFPB, para que o município possa encontrar uma solução, talvez, igual ao que o ex-prefeito Epitácio Leite Rolim, doando um terreno onde hoje está encravada, na época, a tão sonhada escola Técnica Federal, que foi uma conquista do ex-deputado federal Edme Tavares e que recebeu também uma valiosa contribuição, para a sua expansão e conclusão, do então senador cajazeirense Raimundo Lira.

Hoje, Cajazeiras não tem mais deputado federal e muito menos um senador para empunhar a bandeira das grandes batalhas em defesa desta terra, que tem na educação, sua principal vocação, a fonte mais preciosa de seu desenvolvimento econômico e do crescimento social de seu povo.

Quando no ano de 1969, foi criado o primeiro curso superior de Cajazeiras, através da caneta do “profeta” Zacarias Rolim de Moura, Bispo da diocese de Cajazeiras e entregou a direção ao Cônego Luis Gualberto de Andrade, o “Anchieta dos Sertões”, talvez já imaginasse, que aquela semente que estava sendo plantada germinasse com tanto vigor e os seus frutos fossem abundantes e pudessem alimentar com saber os filhos dos sertões do nordeste. No inicio foram apenas 168 alunos, hoje são mais de cinco mil, com amplas possibilidades de chegarmos aos dez mil universitários e tudo depende somente da nossa capacidade e garra para esta luta que pertence a todos nós.

Sesquicentenário do município de Cajazeiras

No último dia 24, foi realizada uma importante reunião, na sede da Câmara Municipal de Cajazeiras, com membro do poder público do município, da Policia Militar, do Tiro de Guerra e representantes de vários segmentos da sociedade civil para discutir e encaminhar propostas sobre as comemorações dos 150 anos da emancipação política do município de Cajazeiras, fato ocorrido no dia 23 de novembro de 1863. Outra reunião já foi marcada para o próximo dia 08 de maio e o convite é estendido a  todos que desejarem contribuir com sua ideia para um maior brilhantismo da mais importante efeméride cajazeirense.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: