header top bar

José Ronildo

section content

Intendentes, nomeados e eleitos

22/08/2021 às 11h00 • atualizado em 22/08/2021 às 11h10

Coluna de José Ronildo.

Por José Ronildo

Cajazeiras, que neste dia 22 de agosto, comemora 158 anos de Emancipação Política e aniversário de nascimento do Padre Rolim, considerado o fundador da cidade, teve 19 gestores municipais, entre intendentes, prefeitos nomeados e eleitos. Ao todo, foram 24 mandatos.

Intendentes: Coronel Justino Bezerra e Sabino Gonçalves Rolim.

Prefeitos nomeados: Hidelbrando Leal, Celso Matos Rolim, Coronel Juvêncio Carneiro e Manuel Cavalcante de Lacerda.

Prefeitos eleitos: Tenente Arsênio Rolim Araruna, Otacílio Jurema (duas vezes), Antônio Cartaxo Rolim, Francisco Matias Rolim (duas vezes), Epitácio Leite Rolim (três vezes), Antonio Quirino de Moura, Antonio Vituriano de Abreu, José Nelo Zerinho Rodrigues, Carlos Antonio Araújo de Oliveira (duas vezes), Leonid de Sousa Abreu, Carlos Rafael Medeiros de Sousa, Francisca Denise Albuquerque de Oliveira e José Aldemir Meireles, que está no seu segundo mandato.

Todos deram suas contribuições para o crescimento da cidade.

Visita
A nova realidade desenhada no cenário político da Paraíba a partir de 2019, com o rompimento entre o governador João Azevêdo, recém-investido no poder, e o antecessor Ricardo Coutinho, que foram aliados na campanha de 2018, e estiveram juntos no mesmo palanque, foi o fator determinante para que o Estado ficasse de fora da primeira rodada de viagens do presidenciável, Luiz Inácio Lula da Silva, deflagrada a partir do Recife.

Alianças
A agenda do ex-presidente Lula no Nordeste, iniciada no domingo, desdiz o discurso do presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo. Em pelo menos duas entrevistas, Macedo afirmou que seria muito difícil a aliança com o governador João Azevedo devido a presença do PP e do DEM no palanque do governador. O problema para alianças com esses partidos na realidade não parte de Lula, mas sim, do próprio governador e o seu partido, o Cidadania que não aceitam partidos aliados de Bolsonaro na chapa majoritária.

Injustas
Para alguns analistas, as críticas ásperas, destiladas pelo ex-governador Ricardo Coutinho ao atual chefe do executivo estadual, apoiado por ele, João Azevêdo, são injustas. O governador vem desenvolvendo ações importantes diante da pandemia do novo coronavírus, ao tempo em que desenvolve obras importantes em todo Estado. É bem verdade que para melhorar sua avaliação junto à população essas obras precisam ser concluídas e inauguradas.

Obras
Em Cajazeiras temos a pavimentação da estrada de Boqueirão e o acesso à 6ª Ciretran. Brevemente, o governador deve assinar a Ordem de Serviço para abertura da João de Sousa Maciel. Na região, a pavimentação entre Carrapateira e Nazarezinho e São José de Piranhas a Serra Grande também foram anunciadas. Por sua vez, a população cobra o recapeamento asfáltico da PB 400 – de Cajazeiras até o Vale do Piancó.

Rápidas

*Até agora, nada de sair do papel, a aplicação de uma emenda impositiva da deputada estadual, Estela Bezerra para melhoria do Leblon, no Açude Grande.
*O ministro da Educação deu duas declarações polêmicas, que repercutiram bastante. A primeira foi a de que a Universidade devia ser para poucos e a segunda, que alunos com deficiência atrapalhavam o rendimento dos demais alunos.
*Não demorou muito para as rusgas na política aparecessem em alguns municípios da região, como Poço Dantas, Bernardino Batista e Santa Helena, entre prefeitos e ex-prefeitos.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: