Investir no esporte
O debate sobre o esporte vem construindo uma política com nítidos rumos. O debate vai além da questão do financiamento, passa pelo esporte para todos, o aumento da acessibilidade à prática esportiva e de lazer, e a democratização do acesso aos aparelhos e equipamentos públicos. Investir no esporte é também tirar as crianças e jovens das ruas, principalmente neste momento da proliferação das drogas e da prostituição infantil, é integrar o esporte e a educação, promover a saúde.
O esporte é uma ferramenta eficaz para a mobilização social capaz de exercer influência sobre a saúde, reduzindo a probabilidade de doenças, mas, para tanto precisa investir nas atividades físicas com programas e projetos de massificação destas. Além disso, precisamos destacar o potencial econômico significativo contido no esporte, um importante setor para a geração de empregos.
O ambiente esportivo é um ambiente-chave e uma atração natural para a participação de voluntários, e ainda – a prática de esporte apóia a preservação de um meio ambiente limpo e saudável. Uma potência esportiva se faz com uma nação saudável e soberana. Para se ter uma idéia, a indústria esportiva brasileira movimenta mais de R$ 25 bilhões por ano. O setor também é um importante gerador de emprego e hoje são 300 mil pessoas que dependem economicamente da atividade esportiva no Brasil. Sendo assim o esporte também colabora em muito para a economia do País. Através do investimento no Esporte estamos ainda, intervindo nos mecanismos de controle social.
O esporte é um instrumento capaz de facilitar a inclusão, sobretudo, dos mais pobres, mulheres, crianças e todos aqueles considerados à margem da sociedade. Fortalecendo o esporte, estaremos promovendo a inclusão social, e aumentando a auto-estima do nosso povo.
Cajazeiras é
A única cidade do Estado da Paraíba de porte médio acima que não dispõe de uma academia ao ar livre para a sua população, exemplificando, Uiraúna; que não possui um Ginásio de Esportes com capacidades para eventos de médio e grande porte, exemplificando, Sousa; que não possui uma área com condições ideais para a realização de atividades físicas como a caminhada. Conclusão: governos e a iniciativa privada bem que poderiam fazer um investimento na infra-estrutura do esporte, lazer e das atividades físicas na terra do Padre Rolim.
Cachoeira dos Índios
De parabéns o Prefeito Municipal de Cachoeira dos Índios pelo anuncio de uma considerada soma de recursos para investimentos na massificação dos esportes em seu município. Entende o chefe do poder público que o voleibol, o handebol, o basquetebol, o futsal e o atletismo precisam fazer parte das atividades esportivas da população local. Para tanto, um projeto já está em andamento para a inclusão de crianças, jovens, adolescentes e adultos na prática de iniciação destes desportos. Lembro que a cidade de Cachoeira dos Índios sempre foi muito prestigiada no futebol, tem um belo campo de futebol e todos nós recordamos do bom time do Corinthians de Bosco Cândido.
Uiraúna
A Prefeita da cidade de Uiraúna vem sendo amplamente elogiada pelos seus munícipes pela aquisição de uma academia ao ar livre e que agora se torna ponto principal de apoio aos uiraunenses que buscam a boa forma e a melhoria da sua qualidade de vida. Sabedora do sucesso que foi a implantação desta, e como ela vem sendo utilizada pela população, a prefeita, segundo informes de amigos, já acena com a possibilidade de adquirir e montar uma segunda academia na terra dos músicos e dos sacerdotes. Isso me da uma inveja daquelas!
BOLA DENTRO
Para Adalberto Moésia que continua representando a cidade de Cajazeiras na arbitragem do futebol paraibano. Competente, ele continua sendo o melhor árbitro do estado. Com amplo merecimento, NOTA 10!
BOLA FORA
Para o Canário e o Dinossauro que decepcionam neste início do paraibano. José Ivan e Aldeone tomaram velhas providências, as duas torcidas esperam melhorias e urgentes. Mesmo assim, para ambos a NOTA 0!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário