header top bar

José Ronildo

section content

Maioria do eleitorado já escolheu seu presidente

07/03/2022 às 23h17

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo

É realmente impressionante o número de eleitores que já escolheu seus candidatos à presidência da República, conforme atestam as pesquisas eleitorais, mesmo ainda faltando muito tempo para o dia da eleição. Se somarmos as intenções de votos conforme atestam as pesquisas, em Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro teremos um percentual de 85%. Um número realmente muito alto.

O fato é que o eleitor já conhece os candidatos, suas ideias e trajetória. O que aparece na primeira colocação nas intenções de voto, no caso, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores já foi presidente em duas oportunidades, tendo eleito sua sucessora, Dilma Roussef após tentativas frustradas de chegar à presidência, inclusive perdeu uma eleição para Collor de Melo – o caçador de Marajás.

Nordestino de Pernambuco, levado pela mãe para São Paulo, fugindo da seca e em busca de dias melhores na cidade grande; foi metalúrgico, líder sindical, deputado federal e preso pela Ditadura Militar. Não foi fácil conquistar a simpatia da maioria do eleitorado e eliminar desconfianças pelo fato de ser petista e de esquerda, especialmente da classe média e empresarial. Muitos diziam que ele ia tirar dos ricos para dar aos pobres.

Na segunda colocação, mas bem distante de Lula, aparece o atual presidente Jair Bolsonaro, que surgiu na vida pública nacional na última eleição presidencial. Foi capital do exército, vereador e deputado federal do baixo clero, por 28 anos pelo Rio de Janeiro. Ele teve como principais oponentes Fernando Hadad, candidato de Lula que não pôde disputar já que estava preso e condenado, acusado de receber um apartamento e um sítio do dono de uma grande construtora, na operação Lava Jato e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará. O fato é que agora, Lula se reabilitou politicamente, deu a volta por cima e continua desfrutando do apoio de grande parte do eleitorado, especialmente do Nordeste.

O ex-capitão do Exército, Bolsonaro foi candidato por um partido pequeno, não participou dos debates na TV com os demais candidatos. Assumiu sua posição de político conservador, conquistando o apoio de segmentos importantes da sociedade, como os militares, produtores rurais e evangélicos. Cresceu ao sofrer uma facada durante um ato de campanha e terminou se elegendo presidente no segundo turno das eleições, contra Haddad.

Temos ainda aparecendo na terceira colocação, Sério Moro, o juiz da Lava Jato, que condenou Lula, que foi considerado parcial no julgamento, mas que ainda se apresenta como símbolo de combate à corrupção, e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes que se saiu muito bem na última disputa, principalmente no Nordeste, mas não foi suficiente para ultrapassar o candidato de Lula.

Bom Jesus
O deputado estadual Júnior Araújo reforçou que o grupo de oposição da cidade de Bom Jesus está fechado por unanimidade em torno da sua candidatura. De acordo com o parlamentar, após muito diálogo foi possível referendar seu nome como a opção do grupo e ele agradeceu a todos pelo apoio. A situação apoiará Dra. Paula.

Pintado
O pré-candidato a deputado Federal Pintado, do PSDB recebeu no último domingo, a visita do deputado federal Leonardo Gadelha do PSC. Segundo Pintado, a visita foi um pedido do deputado Federal Ruy Carneiro, do PSDB. O pré-candidato afirmou que Leonardo Gadelha o convidou para se filiar ao PSC e que Ruy Carneiro também deverá se filiar ao Partido de Leonardo.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: