header top bar

Radomécio Leite

section content

Menor infrator

24/03/2010 às 16h28

Por José Antonio

O juiz Djacir Soares, ocupando atualmente a vara da Infância e da Juventude, na Comarca de Cajazeiras, vem tomando decisões que há muito a sociedade reclamava: retirar de circulação os menores infratores, principalmente os envolvidos com drogas e para manter vicio se tornaram hábeis ladrões.

Quantos estão nesta situação? Quantos são presos quase que diariamente, mas logo libertados, porque não temos em nossa cidade uma casa de amparo e recuperação de menores infratores e que no seio da família, quando ela existe, a situação é mais triste ainda, em face de sua desestruturação.

Desde o dia em que o Juiz Djacir Soares encaminhou para a cidade de Sousa, quatro dos principais menores, acusados de praticarem furtos diariamente, que as noticias sobre estes delitos diminuíram consideravelmente.

Será que não estaria na hora da sociedade cajazeirense começar a se mobilizar, junto ao Ministério Público, aos juizes, à Pastoral da Criança, a Sociedade Civil Organizada, aos clubes de serviços, ao Conselho Tutelar e ao MAC (Movimento dos Amigos de Cajazeiras) e iniciarem uma luta em defesa da recuperação destes menores?

Que soluções e propostas poderiam ser encaminhadas? Não seria o caso de se construir uma Casa de Amparo, ligada a estes programas do governo federal e municipal para recuperação de drogados e outros tipos de infrações, a exemplo da que tem na cidade de Sousa?

O que a sociedade deve ficar e ter consciência é de que todo menor infrator deve ter uma pena, dependendo de sua idade e do porte do crime que cometeu. Precisamos acabar com a máxima: foi menor e cometeu crime não pode ficar preso. O que não pode é coloca-lo numa prisão comum, mas num lugar apropriado onde possa ser recuperado.

O advogado Luis de Queiroga diz que “a violência entre os adolescentes tem crescido vertiginosamente, de modo que estes estão assemelhados aos adultos em suas atividades deletivas, conscientes, pois, do que querem fazer, e não subprodutos indefesos de uma situação social que os pretere” e a estas palavras poderíamos ainda acrescentar: é que muitos crimes bárbaros, até hediondos, estão sendo praticados por menores, o que nos deixa profundamente preocupados com o nível de perversidade e periculosidade.
Já está na hora de uma mobilização mais concreta em torno desta questão. Em nossa cidade já foi criado um comitê anti-drogas, já se fez reunião na Câmara Municipal sobre o assunto, agora é sair do papel e partir para a prática.

João Vicente Claudino
O senador João Vicente Claudino (PTB) do estado do Piauí, nascido em Cajazeiras, estaria em primeiro lugar nas pesquisas de opinião pública, naquele estado, para governador do Piauí. O atual governador, Wellington Dias (PT), deverá renunciar ao cargo e seu vice Wilson Martins quer também ser candidato ao governo. Tem um detalhe: ambos pertencem a base aliada do governo. João Vicente afirmou ontem, dia 18, que quem está em primeiro lugar nas pesquisas tem dificuldades de renunciar a este direito. Deverá acontecer uma reunião entre o governador do estado e os representantes, hoje 19, dos 12 partidos da base aliada. João Vicente acredita que nesta reunião ainda não deverá sair o candidato, mas está fortemente convicto, que se o escolhido não for ele, marchará para a luta sozinho. Estamos torcendo por aqui, em Cajazeiras, não só pela sua candidatura, mas principalmente por sua vitória.

DICAL
O empresário Osvaldo Martins reuniu seus familiares, funcionários e amigos para comemorar, no último dia 16, a maioridade de sua empresa: 18 anos. Feliz da vida, porque no ano de 2009, enquanto muitas concessionárias perderam posições no ranking nacional, em face da crise, a sua passou da 98ª para 92ªª posição. Na sua área de atuação foi a única que cresceu. A DICAL tem sua matriz em Cajazeiras e filiais nas cidades de Sousa e Pau dos Ferros (RN), e está entre os 100 maiores contribuintes de ICMS da Paraíba.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: