header top bar

Fernando Caldeira

section content

Nova eleição, mesmos métodos!

18/09/2009 às 07h02

Por Fernado Caldeira

2009 vai se findando, e as eleições de 2010 vão começando a ganhar cada vez mais espaço em nossas vidas.

É no rádio, no jornal, na internet, na televisão, nos automóveis, e onde mais haja espaço de propaganda e/ou informação, lá estão elas. Seja uma notícia, uma informação, uma mentira, uma meia-verdade, uma especulação, o que mais se ouve, se lê e se vê é a tal da eleição.

E igualzinho às eleições passadas, estas devem trilhar o mesmo caminho mórbido de práticas eleitorais pretéritas. Principalmente as promessas, essas eternas companheiras dos palanques, dos arrastões e das passeatas dos políticos profissionais.

Por isso, todo cuidado na hora do voto! É a arma de que dispõe você, eleitor, para se proteger dos maus políticos. Que maus políticos? Aqueles que oferecem benefícios em troca do seu voto; aqueles que há anos detém cargos públicos conquistados à base de muitas promessas não cumpridas; aqueles dos tapinhas nas costas, dos largos sorrisos e gestos; aqueles que não têm propostas consistentes; aqueles que não têm planos de atuação; aqueles cujo maior predicado é o poder financeiro… . Cuidados com esses! Eles são os profissionais. Têm a política, a vida pública, como profissão. Ou, se preferirem, como ganha pão! Logo, não são independentes, embora pareçam, e vivem na dependência de falcatruas que cada vez mais nos envergonham e nos empobrecem.

Eleitos, esquecem dos compromissos em praça pública e passam a dirigir suas atuações voltadas unica e exclusivamente para o benefício próprio e familiar. Empregam mulheres, filhos, sobrinhos, irmãs, irmãos, e toda parentela. E você, você que votou, que foi aos comícios, às passeatas, que gastou gasolina nas carreatas, você que preferiu entregar-se à sedução das promessas fáceis dessa gente, você agora volte para seu ofício, para seu trabalho, e trabalhe porque quem você elegeu foi para João Pessoa ou Brasília e não está nem aí para seus problemas. E, diferente deles, se você não trabalhar, não come! Eles “comem” como trabalho!

Daí porque, o melhor que o eleitor pode fazer para não se decepcionar e contribuir verdadeiramente para a melhoria da Assembléia Legislativa e do Congresso Nacional, e para votar num Governador comprometido com as causas populares, é se informar de quem é um e quem é o outro. O que diz um e o que diz outro. O que propõe um e o que propõe outro. É preciso fazer um levantamento da vida passada de cada um por que, como dizia minha avó, “quem faz um cesto faz um cento!”

E, principal, ouça os candidatos. Ao ser humano, em geral, é dado o discernimento de saber quem está dizendo a verdade. Pelo tom de voz, pela segurança da fala, pelo brilho dos olhos, pela emoção no que diz, pelo sentimento…, o povo sabe quem mente. E quem mente não merece representá-lo. Porque tudo nele é fingimento, é desfaçatez, é usurpação. E a política não deve ser lugar de mentiroso.

Ao contrário, precisamos eleger para representar-nos quem prefira a dificuldade de uma verdade, à facilidade de uma mentira. Porque naquela, sabemos que a luta é árdua porém factível; nesta, nada existe.

A democracia exige de nós responsabilidade. Responsabilidade de quem elege deputados, senadores, governadores e presidente. Portanto, a nossa democracia é a exata medida da nossa responsabilidade. Não adianta votar errado e depois ficar reclamando. Vote certo, voto em gente honesta e comprometida e cobre resultados.
Assim se faz um Brasil que todos merecemos!

S O L T A S

*Numa semana o ex-prefeito Carlos Antônio vem a João Pessoa e anuncia filiação ao PPS e candidatura a deputado federal. Semana seguinte se reúne com Efraim Morais e decide permanecer no DEM e avaliar a candidatura somente em 2010. Vai ou não vai?

*Difícil entender: o mesmo julgador que foi o relator da cassação do ex-Governador Cássio Cunha Lima no TSE, como membro do Supremo Tribunal Federal (STF) agora suspende os demais processos de cassação de Governadores, porque não tem certeza se cabe ao TSE decidir cassação de mandatos.

*O vereador Marcos Barros, Presidente da AVASP, deu novo estímulo àquela entidade representativa dos vereadores do Alto Sertão Paraibano. Como bom tucano, vai se credenciando a cada dia a novas experiências na política.

*A criação de uma Universidade do Sertão, é o inexorável caminho de quem cresce e se desenvolve. O resto é interesse pessoal contrariado!

*De uma coisa não se pode condenar o Secretário de Segurança Pública da Paraíba, Gustavo Gominho: ele disse que a segurança dos paraibanos ia piorar, e piorou. Em João Pessoa, notadamente!

*A criação da Universidade do Sertão será debatida neste domingo (20) no Trem das Onze com presenças confirmadas dos profs. Joaquim Alencar (CCJ-Sousa) e Fábio de Freitas (CFP-Cajazeiras).

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: