O descaso com a transposição
Por José Ronildo – Nunca imaginávamos ver um descaso tão grande com a transposição do Rio São Francisco como o que estamos vendo, justamente no governo de Lula, responsável por tirar esse grandioso projeto do papel, contrariando forças políticas, artistas e até de segmentos da igreja, quem não se lembra que um bispo da Bahia fez greve de fome. Alegavam que a transposição ia matar o Rio São Francisco.
Após paralisações por conta de indícios de superfaturamento constatados pelo TCU e envolvimento das construtoras na operação Lava Jato, as obras foram retomadas e água finalmente chegou no Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, entretanto, a transposição não está pronta. Deu um problema nos rolamentos da Estação de Bombeamento em Salgueiro (EBI 3), que deixou de bombear água para Jati-CE, de onde segue para o Castanhão e para a Paraíba. Isso já está com mais de 100 dias.
A empresa que vinha fazendo os serviços de modernização das comportas e retirada de infiltrações da parede do açude Engenheiro Avidos foi embora após fazer um parede dentro do açude, isolando a comporta de fundo que passa por debaixo da parede do manancial e isso também já faz alguns meses. Antes do inverno começar a água deixou de passar pelas comportas grandes (vertedouro) e faltou água no Rio Piranhas. Isso poderá acontecer novamente.
A sorte é que estamos tendo muita água das chuvas. O governo do Estado do Ceará, por exemplo disse que não estava precisando das águas do Velho Chico para abastecer Fortaleza. Na região de Cajazeiras e do Oeste do RN também temos muita água nas barragens.
Infelizmente não temos mais o deputado Jeová Campos, que quando no exercício do mandato ia a Brasília para cobrar a continuidade das obras, especialmente da construção do canal da Caiçara. Acredito eu, que mesmo o presidente sendo Lula ele iria cobrar e denunciar esse descaso com a transposição.
Golpe
Não há dúvidas de que o golpe andou rondando o Palácio do Planalto, antes e depois das eleições quando Bolsonaro perdeu a eleição para o ex-presidente Lula, apesar de todos os esforços empreendidos pelo governo para reverter o quadro.
Candidato
O deputado estadual Luciano Cartaxo defendeu que o Partido dos Trabalhadores tenha candidatura própria na disputa às eleições do próximo ano em João Pessoa e esteve até com a presidente nacional da legenda Gleisi Hooffman. A deputada estadual Cida Ramos também quer ser candidata pela legenda. Já o presidente estadual do partido, Jackson Macedo, por incrível que pareça, não anda muito animado com a ideia.
Derrota
O governo Lula sofreu a primeira derrota na Câmara dos Deputados, quando a maioria dos parlamentares rejeitou mudanças no Marco do Saneamento Básico, que permitia que empresas privadas investissem no setor. O sinal de aperta foi ligado.
Santa Helena
No município de Santa Helena a expectativa é para saber se Emmanuel Messias vai disputar novamente a Prefeitura contra o atual prefeito, o professor João Kleber. Enquanto isso não acontece, Corrinha Félix vai tentar novamente chegar ao comando administrativo do município e já está em plena campanha.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário