O MAC completa um ano vida
O MAC – Movimento dos Amigos de Cajazeiras, completa neste dia 12 de março um ano de existência, muito embora o grupo que o formatou já vinha, na informalidade, se reunindo há bastante tempo para discutir sobre os destinos da cidade de Cajazeiras.
O MAC não tem lado. É redondo. E tem como norte: intermediar, articular e congregar forças para defender os interesses coletivos de Cajazeiras. Naquela noite de 12 de março, na Câmara Municipal de Cajazeiras, foi tornado público um documento, cujo eixo central foi da lavra do economista Francisco Sales Cartaxo e teve a colaboração de outros oito membros que forma o grupo.
Este documento contém possíveis indicações que poderão nortear e consolidar o município de Cajazeiras como um dos mais importantes do estado. Não seria muita pretensão do grupo? Acredito que não. Com vontade política e com as potencialidades que possuímos, se exploradas e implementadas, reconquistaríamos a nossa antiga posição de cidade líder do Sertão da Paraíba.
O grupo sabe e conhece que muitos são os desafios e obstáculos e dentre eles poderíamos citar, muito embora o MAC não tenha nenhuma cor partidária, alguns entraves provocados pelas lideranças locais, principalmente quando uma determinada pretensão envolve órgãos e instituições reconhecidamente como “pontos” de “fábrica de votos”.
Como ponto positivo, neste primeiro ano de vida, poderíamos citar a realização do I Fórum de Desenvolvimento de Cajazeiras, onde tivemos a participação, num debate com a sociedade civil organizada, dos dois principais candidatos a governador do estado: Ricardo Coutinho e José Maranhão.
Na primeira visita que o governador eleito, Ricardo Coutinho, fez a cidade de Cajazeiras, alguns membros do MAC tiveram uma conversa com o mesmo e deste encontro ficou agendado outro, onde iremos discutir, a partir de um documento já entregue recentemente a sua assessoria, os caminhos que vamos trilhar no sentido de tentar diminuir os desequilíbrios e desigualdades existentes entre os grandes centros, principalmente as cidades de João Pessoa e Campina Grande e a cidade de Cajazeiras.
A preocupação mais recente do MAC tem sido com o Hospital Regional de Cajazeiras, enquanto campo de estágio para o alunado dos cursos da área de saúde da UFCG, Campus de Cajazeiras, fato que nos levou a promover três reuniões com diretores de ambas as instituições. Entendemos que o desenvolvimento e o crescimento de nosso Pólo de Saúde passa necessariamente pelo Hospital Regional.
Nestas reuniões fizemos ver da necessidade da ampliação do número de leitos e de serviços médicos especializados para que o campo de estágio seja reconhecido pelo Ministério da Educação, que em breve estará, mais uma vez, procedendo a uma inspeção para autorizar por definitivo o funcionamento do nosso curso de medicina.
O grupo inicial do MAC, formado por Alexandre Costa, Rubismar Galvão, Frassales Cartaxo, José Anchieta, Chagas Amaro, José Moreira Lustosa, Abdiel de Sousa Rolim, Joaquim Alencar e José Antonio continua aberto ao ingresso de outros cajazeirenses que desejam e querem cada vez mais ver a nossa cidade crescer e se desenvolver para reconquistar a sua posição de cidade líder do Sertão Paraibano.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário