header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O Museu da Polícia Militar da Paraíba

24/01/2023 às 18h54

Coluna de Reudesman Lopes - visita ao Museu da PMPB em João Pessoa - foto: arquivo pessoal

Por Reudesman Lopes – Em maio do ano que passou, quando de uma das minhas vindas a João Pessoa fui informado sobre o andamento da instalação do Museu da Polícia Militar da Paraíba, isso, dentro da política do Governo do Estado da Paraíba, Governador João Azevedo em incentivar a preservação da história e da memória do nosso estado. Como apaixonado que sou e já me colocando como um daqueles cidadãos que ama trabalhar pela cultura de preservação de histórias e memórias, logo me veio a ansiedade de ver como seria este museu.

Lembrei que o meu sogro, Hermínio Felinto dos Santos, falecido com 95 anos de idade, nos anos 40, integrou a briosa Polícia Militar da Paraíba e, portanto, havia na família uma camisa, entendo-a como histórica, dos anos que ele iniciou na Polícia Militar da Paraíba e, sendo assim, seria muito importante que essa camisa fosse doada, como ela foi, para o museu.

O Museu da Polícia Militar da Paraíba foi inaugurado no dia 27 de junho de 2022. Situado no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa, esse órgão, cuja criação representa um fato marcante na vida dessa Corporação, terá por função resgatar, preservar e, principalmente, divulgar os acontecimentos mais relevantes da sua história. Assim é que estivemos fazendo uma visita e, claro, nos encantando com o que vimos.

O Museu da Polícia Militar nos conduz a uma história desde os seus primórdios até os dias atuais, na verdade, quem o visita faz uma viagem naquilo que chamamos de “túnel do tempo”. Vê-se documentos históricos bem conservados, o velho e tradicionalíssimo “Rádio Amador” que comunicava as demandas de ações dos homens da lei, as armas de ontem e de hoje, as condecorações a que se faz jus os nossos briosos policiais, muitos fardamentos de ontem, e uma galeria em um rico adesivo dos fardamentos de hoje.

Para instalação desse Museu foi formalmente constituída uma Comissão composta de um grupo de pessoas versadas em diferentes temas relacionados com a história de Polícia Militar da Paraíba, ou com habilidades técnicas aplicadas à confecção das peças produzidas e pelo professor Francisco Pereira, especialista em montagens de estabelecimentos dessa natureza.

Integraram essa Comissão: Coronel Valber Rufino Tavares, Tenente Coronel Arnaldo Sobrinho de Morais, Capitão Yane Higino de Medeiros, Tenente Roberes Douglas Rodrigues, Tenente Edson Maria Gomes, Sargento Hermeson Pedro Soares de Oliveira e os Civis Edson Almeida Macedo, servidor civil à disposição do Arquivo Geral da PM e os Civis voluntários pesquisadores da Segunda Guerra Mundial Odon da Silva Neto e George Henrique de Vasconcelos.

Vale a pena a sua visitação. De resto, fica a nossa “inveja” em não poder disponibilizar aos cajazeirenses e visitantes, o nosso Museu do Futebol para a sua apreciação, já que ainda não tivemos esse privilégio de termos um local reformado e adequado para a sua instalação. São coisas de Cajazeiras.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: