header top bar

José Antonio

section content

O Novo PAC, na Paraíba e em Cajazeiras

17/03/2024 às 09h42

Solenidade do Novo PAC na Paraíba. Foto: Assessoria

Por José Antonio – São inúmeras as informações sobre o Novo PAC, com investimento na ordem de R$1,7 trihão, que poderá gerar cerca de 4 milhões de novos postos de trabalho, com ações e projetos em todo o território nacional. São números grandiosos, que se aplicados honestamente, em obras, promete transformar o Brasil nos próximos anos.

Deste montante o nosso estado está sendo contemplado com cerca de 200 milhões de reais para construir 207 obras, nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura, em 110 municípios.

Mas um fato me chamou a atenção, dentre as inúmeras informações vi que a cidade de Cajazeiras vai receber apenas um dos sete Espaços Esportivos Comunitários, que para nós teria sido bem mais importante que tivesse sido um dos 195 CEUs da Cultura, quando serão beneficiados 189 municípios brasileiros, em 24 unidades da Federação. “O CEUs da Cultura é um equipamento público de uso cultural e caráter comunitário, com espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades relacionadas à cultura”. Talvez, numa segunda etapa, quando o Ministério da Cultura, responsável pela execução do projeto, vai construir mais 105 CEUs em outros 35 municípios, selecionados de acordo com o que dispõe a Lei Aldir Blanc e se lutarmos, quem sabe poderemos ser contemplado com um destes CEUs?

Vale ressaltar que a Saúde na Paraíba é contemplada no PAC com mais 435 milhões de reais para o Hospital de Trauma no Sertão, Policlínicas, Centros de Parto Normal e Clínicas e Traumatologia do Sertão, destas importantes obras a cidade de Cajazeiras não foi contemplada com nenhuma delas, mas vale afirmar que área de saúde de nossa cidade ganhará em breve a mais importante obra dos últimos tempos que é uma Unidade do Hospital Laureano, para tratamento de câncer, que vai diminuir em muito o sofrimento de muitos sertanejos que precisam se deslocar para a cidade de João Pessoa para realizar quimioterapia.

Esta é uma obra que todos os que residem neste longínquo sertão poderia colaborar com recursos de qualquer valor para ajudar na sua construção, em razão da diminuição do sofrimento para quem precisa deste humano serviço, porque só quem passou ou passa por esta necessidade sabe da sua importância e de quanto ele é relevante para diminuir o sofrimento, não só do paciente, mas de toda família, porque são necessárias no mínimo 18 viagens. Esta ação do poder público e da iniciativa privada ficará marcada na história da medicina de Cajazeiras.

Como cidadão brasileiro e contribuinte de impostos, que não são poucos, ao ver a possibilidade do governo federal fazê-los retornar em obras me alegram muito. Só esperamos que no meio deste imenso mar de dinheiro não se repita o que aconteceu no passado, quando bilhões de reais foram desviados para os cofres dos mais espertos.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: