O que Cajazeiras fará com polo tecnológico e Museu Arqueológico?

Por Josival Pereira – De certa forma, a notícia já é do conhecimento da cidade. Cajazeiras vai ganhar ou está ganhando o Polo Tecnológico Horizontes Digitais e o Museu Arqueológico da Paraíba.
A boa informação foi dada pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, professor Cláudio Furtado, no programa Tambaú Debate, da TV Tambaú, apresentado por este articulista.
Em relação ao polo tecnológico, o governo do Estado preferiu instalar uma unidade do polo estadual, que deverá ser inaugurado ainda neste mês de setembro em João Pessoa. Como unidade do órgão estadual, o polo de Cajazeiras ganharia agilidade em sua instalação, pois venceria formalidades burocráticas e orçamentárias.
O secretário Cláudio Furtado revelou que tão logo haja a inauguração do polo tecnológico da Capital publicará portaria nomeando a comissão para aviar a instalação da unidade de Cajazeiras.
LEIA TAMBÉM:
No que diz respeito ao Museu da Arqueologia, haverá construção das instalações do equipamento em terreno na entrada da cidade (onde funcionava um laticínio).
O museu vai reunir peças arqueológicas encontradas nas escavações de trechos da transmissão do São Francisco e de pesquisas já realizadas ao longo da história da ocupação da Paraíba.
Percebe-se, assim, que as iniciativas do governo do Estado parecem consolidadas. Resta saber se a cidade percebe a importância dos equipamentos anunciados e senestá preparada para aproveita-las em favor de seu desenvolvimento.
O Museu da Arqueologia, por exemplo, vai integrar o roteiro turístico da ciência, que será composto ainda pelo Vale dos Dinossauros, em Sousa, e o radiotelescópio Bingo e a Cidade da Astrologia, nos municípios de Aguiar e Carrapateira.
Não tenham dúvida que será um roteiro turístico extremamente movimentado e que vai atrair muita visitação.
O que Cajazeiras vai fazer para reter turistas por mais tempo em seu território, deixando mais dinheiro? Essa é a questão que precisa ser respondida pelas autoridades públicas e o setor privado. Advertindo que, se Cajazeiras não fizer nada, outros municípios da região farão (ou já fizeram).
A unidade do Polo Tecnológico Horizontes Digitais se presta perfeitamente não apenas para Cajazeiras se transformar em centro de negócios na área de tecnologia, o que já é um grande negócio. Pode servir muito bem para transformar Cajazeiras em polo de ensino tecnológico de nível superior. Já existe um embrião montado no Instituto Federal (IF), cuja formação técnica já repercute em todo o Nordeste, e o curso de Ciências da Computação da Fafic (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras).
Mas talvez não seja demais sonhar com novos cursos no IF e na Fafic, quem sabe com cursos na área de tecnologia na UFCG e nas faculdades Santa Maria e São Francisco e até com um Centro Tecnológico da UEPB.
Há muito que se fazer. Urge, inicialmente, que Cajazeiras tenha plena noção da importância dos equipamentos que está ganhando. Não pode perder essa oportunidade ou deixar que a mesquinharia das brigas políticas atrapalhe tudo.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário