header top bar

Radomécio Leite

section content

O que vi e ouvi em Brasília

10/06/2011 às 18h35

Neste último dia sete de junho fiz parte de um grupo, como representante da Sociedade Civil Organizada (MAC e Associação Comercial), formado pelos professores Edilson Amorim – vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande, José Cesário de Almeida -Diretor do Centro de Formação de Professores e Vinicius Ximenes – Coordenador do Curso de Medicina de Cajazeiras, todos da UFCG, que viajou até Brasília, para participar de uma audiência com o Ministro da Saúde, com a finalidade de fazer gestão em beneficio do nosso curso de medicina.

Esta audiência foi agendada pelo Senador Vital Filho, junto ao Ministro Padilha, que infelizmente foi num dia de muito burburinho político. Pouco antes de ingressarmos na sala do ministro tinha acontecido um fato que “estava mexendo” com o Congresso Nacional: a renúncia do ministro Palloci, Chefe da Casa Civil, mas deu tudo certo.

O nosso curso de medicina ainda carece de dois pareceres para ter o seu funcionamento autorizado, em função do processo inicial ter sido suspenso por “orientação” do Ministro da educação, quando da celebre e histórica reunião, em Brasília, com toda bancada paraibana do Congresso Nacional, o reitor Thompson Mariz, professor José Cesário, deputados Jeová Campos e José Aldemir e o governador José Maranhão, além de cajazeirenses residentes em Brasília. Estes pareceres serão elaborados, depois de inspeções realizadas por técnicos dos dois ministérios.

Nesta histórica reunião, ficou claro que o curso havia sido iniciado apenas verbalmente e a partir daí foi necessário montar outras lutas para que o curso não fosse suspenso, fato que agora está se concretizando de conformidade com as resoluções emanadas do MEC e do Ministério da Saúde.

Durante a audiência o ministro Padilha foi extremamente receptivo aos pleitos de Cajazeiras, que foram apresentados pelo professor Vinicius Ximenes, coordenador do curso e mais o compromisso do mesmo em solucionar problemas possíveis que surjam no caminho para consolidar definitivamente este curso que tem uma importância fundamental na solução de graves problemas na área de saúde de nossa região.

No bojo das últimas ações, houve uma de importância fundamental, que foi a doação do Hospital Infantil de Cajazeiras, para a Universidade Federal de Campina Grande, que agora vai ser mais um item valioso na avaliação que vai ser feita pelo MEC e pelo Ministério da Saúde e já tem um milhão de reais para compra de materiais e equipamentos, liberados e o processo de licitação foi iniciado. Tem outro fato de relevância é que esta unidade hospitalar faça parte da Rede Cegonha, o que proporcionar um aporte de recursos muito grande para atender o setor de pediatria.

Outra noticia extremamente alvissareira é que o município de Cajazeiras foi contemplado com mais oito novas unidades de Saúde da Família o que vai ampliar o campo de estágio dos estudantes dos cursos da área de saúde de nossa cidade e isto é mais um ponto positivo para as avaliações que vão se realizadas.

A luta não tem sido fácil. Muitas outras barreiras ainda virão, mas com a disposição dos que fazem a UFCG, da sociedade civil organizada e a classe política haveremos de vencer.

Quero ressaltar o empenho, a fala e a presença do Senador Vital Filho, na audiência com o Ministro Padilha. Todos nós ficamos gratos.
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: