header top bar

Alexandre Costa

section content

O Sertão quer voar II

25/01/2021 às 10h45

Coluna de Alexandre Costa

Por Alexandre Costa

Me chamou atenção a atualização do PPP—Plano Estadual de Parceria Público-Privada publicado semana passada no Diário Oficial do Estado da Paraíba. Concebido à luz da legislação federal que normatiza as PPP no país, o novo PPP nasce com a função de elencar e divulgar para os investidores e o mercado as oportunidades e potencialidades de negócios na Paraíba prevendo maciços investimentos privados, na forma de concessão pública, em obras de infraestrutura nas áreas de saneamento, energia fotovoltaica, turismo, rodovias entre outros.

Mesmo lendo e relendo atentamente todo esse decreto, de vital importância para o fomento da nossa economia, não consegui identificar nenhuma referência ao enquadramento ao desenvolvimento da aviação regional na Paraíba neste plano.

A que se deve à ausência total desse vetor de desenvolvimento econômico no bojo desse decreto? Foi um cochilo dos técnicos do Governo do Estado que gestaram o Plano? Ou será que o Governo do Estado ainda não tem uma política específica para o setor que faça decolar a aviação regional na Paraíba? Por que nossos estados vizinhos, Ceará e Pernambuco já operam exitosamente com linhas aéreas regulares com aeronaves de pequeno porte atendendo as principais cidades dos seus estados e a Paraíba simplesmente desconhece esse serviço?

Os vultuosos investimentos em curso que transformarão, a longo prazo, o aeródromo de Patos num moderno e belíssimo aeroporto permitindo a operação de grandes aeronaves são necessários para nos enquadramos na nossa malha aérea doméstica. Mas na realidade, o que precisamos é implantar um programa de aviação regional nos moldes dos nossos estados vizinhos operando inicialmente com aeronaves pequenas (esqueçam os boeings) com capacidade para até nove passageiros utilizando de imediato todos os bem cuidados aeródromos do Estado. Tão simples assim?  O que falta?

Na busca para todos esses questionamentos a FECOMERCIO PB—Federação do Comércio da Paraíba entendendo que aviação regional é fator de desenvolvimento socioeconômico para o Estado, estará promovendo em João Pessoa, na 1.ª quinzena de março um fórum para debater esse tema com autoridades do Governo Estado, parlamentares, representantes de empresas aéreas, líderes classistas, técnicos da ANAC, da SAC, e com os maiores especialistas da aviação regional no Brasil. Ao fim do evento será elaborado um documento com diretrizes e sugestões para implantação regional na Paraíba. Afinal, o sertão quer voar.

Cajazeiras, janeiro de 2021

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, presidente da CDL Cajazeiras, diretor da Fecomercio  PB e membro da ACAL.

Contato: cartaxocosta@gmail.com

INTENSIDADE PLUVIOMÉTRICA

VÍDEO: Grande quantidade de chuva alaga diversos pontos em João Pessoa; confira fotos

VOCÊ CONCORDA?

VÍDEO: Pastor paraibano, secretário de Bolsonaro critica Decreto: ‘Abrir bares e fechar Igrejas ‘

AÇÃO RÁPIDA

VÍDEO: Policial Militar do Ceará conta detalhes de como reagiu a assalto na zona norte de Cajazeiras

ESPORTE X COVID-19

VÍDEO: em meio à pandemia, judoca alagoano realiza treinos dentro de casa: ‘Fomos obrigados’

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, presidente da CDL Cajazeiras, diretor da Fecomercio  PB e membro da ACAL.

Contato: cartaxocosta@gmail.com

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!