header top bar

Radomécio Leite

section content

O Sonho do Aeroporto

10/08/2009 às 11h52

Por José Antonio

Reli esta semana um artigo que escrevi e foi publicado numa destas edições, feitas especialmente para as comemorações do aniversário da cidade de Cajazeiras e já se passaram mais de 20 anos, cujo titulo “Cajazeiras precisa voar” foi reprisado nas páginas do Gazeta há mais de dez anos que trata da questão da construção de um novo aeroporto para a nossa urbe.

Desde o dia 22 de agosto de 1999, passados 3.618 dias, que estampamos, toda semana, na capa do jornal a cobrança da promessa feita pelo governador de então que é o atual mandatário do Estado, José Maranhão.
Empresários, imprensa, políticos e entidades civis organizadas nunca deixaram de lembrar e cobrar a sua construção, mostrando a necessidade deste importante equipamento para o desenvolvimento do município de Cajazeiras. Muitas etapas já foram vencidas. Duas delas podemos destacar: doação do terreno e a elaboração gratuita do projeto, ambas feitas por filhos de Cajazeiras: José Maria Moreira e Girleno Cartaxo Rolim.

Na última sexta-feira, dia 31 de julho, o governador José Maranhão visitou Cajazeiras e estava agendada uma visita às obras do novo aeroporto, já iniciadas em 12 de junho, quando assinou a ordem de serviço para que o DER ficasse responsável pelo inicio do serviço.

Asseguro aos amigos que não estava acreditando muito na execução desta ordem emanada desde o dia 12, porque às vezes que estive no local observava um ritmo muito lento dos serviços, mas nesta última vez que estive por lá, no último dia 05, vi outra realidade: mais equipamentos haviam chegado e o ritmo de trabalho foi intensificado e o engenheiro responsável Dr. Valcir Henriques de Araújo, profissional, pelas informações que obtive, do mais alto nível é um especialista em construções de aeroportos e estradas e já se mudou para Cajazeiras.

Conversei ainda com o Engenheiro Francisco Roberto Cordeiro, Diretor de Manutenção do DER, que também está empenhado na execução da obra e por orientação do governador José Maranhão já trouxe da cidade do Recife até Cajazeiras um engenheiro do Ministério da Aeronáutica para vistoriar o local e o terreno, cujo parecer foi favorável.

Uma outra informação técnica prestada pelo engenheiro Valcir Henriques de Araújo é que a parte que coube ao DER será a de limpeza e terraplanagem do terreno, que movimentará 60.000 metros cúbicos de terra, fazer a sub-base e base da pista que terá 1.600 metros, com mais 100 metros em cada cabeceira e a largura terá 30 metros com mais 10 metros de escape (acostamento) de cada lado.

Disse-nos ainda que o governador determinou que a pista seja revestida com asfalto usinado a quente, não com os 2,5cm de altura como estava previsto, mas 5,00cm, o que significa que o aeroporto vai ter uma pista top de linha, ou seja, o que existe de melhor e para isto já mandou fazer a licitação. O governador José Maranhão tem acompanhado de perto, através do Dr. Roberto, pelo telefone, o andamento do serviço e neste aspecto com uma vantagem: ele entende de aviação e é piloto há mais de 40 anos. Esta construção é questão de honra para o governador Maranhão.

A história da cidade nos mostra que o velho Aeroporto Antonio Tomaz teve linha aérea da Varig por força do desenvolvimento econômico do município baseado no algodão e nos dias atuais vamos voltar a ter linhas aéreas por outros fatores, como a educação, a exploração das jazidas de ferro, a transposição das águas do Rio São Francisco e os poços de petróleo da Bacia do Rio do Peixe. É com esta visão que o governador quer fazer, em Cajazeiras, um Aeroporto Regional.

Desde o ultimo dia cinco tenho telefonado para amigos espalhados pelo Brasil afora para falar sobre o aeroporto e já convidando-os para um vôo fretado, a partir de Juazeiro do Norte, no dia da inauguração do aeroporto. Parece um sonho, mas com amplas possibilidades de se tornar uma realidade. Cajazeiras precisa voar.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: