O turismo impulsiona a Paraíba

Por Alexandre Costa – Outrora, investir no turismo na Paraíba era coisa de sonhador ou de algum investidor afoito. A ideia de tornar o nosso litoral sul em grande polo de turismo é antiga e remonta há décadas e vinha recheada de boas intenções, mas que nunca saiu do papel, não por falta de investidores e sim por falta de um projeto consistente e serio de um governo que exibisse credibilidade financeira e que assumisse e cumprisse integralmente todas as contrapartidas nos contratos com investidores privados e estrangeiros.
O nome pomposo, o Projeto Costa do Sol, não foi suficiente para deslanchar o projeto por uma razão muito simples: nem o governo do estado, na época, não tinha caixa para bancar os investimentos de sua contrapartida e a grande maioria dos investidores que assumiram os lotes para construção dos seus empreendimentos não tinham disponibilidade financeira para construir sequer uma simples pousada e muito menos lastro patrimonial para levantar recursos tocar as obras. Não tinha como dá certo. A política do populismo barato de vender fantasia de um projeto que não existia e o nefasto compadrio entre governo e pseudosempresários feriu de morte uma regra de ouro no mundo dos negócios: a credibilidade. Ali estava sepultado o Projeto Costa do Sol.
Eis que, depois de mais de quarenta anos, o atual governador do estado já no seu, 7° ano de governo surge com um mega projeto, já em estágio avançado, que se propõe ser a virada de chave para inserir o turismo com um dos principais motores do desenvolvimento econômicos do estado.
Sendo implantado na mesma área (654 hectares) do malfadado projeto anterior, o Polo Turístico do Cabo Branco, já podemos considerar um case de sucesso que impressiona pela magnitude dos seus números que o qualifica como o maior complexo turístico planejado em implantação no Nordeste com investimentos contratados que ultrapassam os R$ 2,3 bilhões. Hoje são oito empreendimentos de alto nível: Ocean Palace Beach Resort, Amado Bio e & SPA Hotel, Tauá Resort e & Convention, Acquai Parks & Resort, Holanda Gold Resort Club, Mardisa Hotel e Resort, W.A. M Experience e Setai Resort Hotel.
LEIA TAMBÉM:
O Polo Turístico do Cabo Branco ancorado no magistral Centro de Convenções de João Pessoa, de onde se inicia a Avenida Boulevard dos Ipês, uma via pública com 700 metros de extensão até a praia, será um complexo turístico paradisíaco inserido entre o mar do litoral sul e a maior reserva ambiental da Mata Atlântica nativa inserida na malha urbana do País, que abrigará resorts, parques temáticos, aquáticos, áreas de lazer gerando uma oferta de 13 mil leitos mais de 20 mil empregos.
Uma verdadeira revolução que promete tornar a Paraíba o novo Hub turístico da região Nordeste. Nada de exagero nesta previsão, considerando que a plataforma de viagens e hotelaria Booking.com apontou em fins do ano passado, João Pessoa como terceiro destino mais procurado do mundo para 2025. É a Paraíba no rumo certo.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário