header top bar

José Ronildo

section content

Obras

11/12/2020 às 10h49

Coluna de José Ronildo

Praticamente todas as obras executadas nos municípios da região são dos governos estadual e principalmente, federal. Os prefeitos viraram meros gerenciadores de folha de pagamento e de fornecedores.

Os municípios dessas regiões não contam com arrecadação própria e dependem exclusivamente do FPM. O governo federal ainda repassa o dinheiro para pagamento dos programas sociais; PSF, ACS, PEVA, SAMU, FUNDEB, Merenda escolar, transporte escolar, Caps, etc.

Sobram poucas ações para as gestões municipais, como limpeza urbana, coleta de lixo, recuperação de estradas e manutenção da máquina, e mesmo assim, muitos não conseguem sequer cumprir essas funções, pois o que observamos são máquinas doadas pelo PAC2, quebradas; estradas esburacadas.

Hoje, os governos federal e estadual são responsável pelo repasse de recursos para obras como calçamento, pavimentação asfáltica, praças, portal de entrada, campo de futebol, unidades básicas de saúde, escolas, abastecimento d’água, açudes, além da doação de ônibus escolares, ambulâncias, veículos, etc.

Quem tira proveito dessa situação são os deputados federais e senadores que contam com o poder de apresentar emendas ao orçamento da União, inclusive, algumas impositivas. Essa condição garante o apoio dos prefeitos às suas candidaturas. O pior é que infelizmente, muitos ainda metem a mão nesses recursos.

Aqui em Cajazeiras, por exemplo, a Prefeitura não tem condições financeiras sequer de fazer uma passagem molhada. Todas as obras foram feitas pelos governos federal e estadual. Lógico que não podemos deixar de reconhecer o trabalho dos prefeitos que elaboram os projetos e correm atrás dos recursos, seja junto ao governador ou aos deputados.

A Estrada do Amor foi feita pelo Governo do Estado na gestão de Denise; O complexo do Leblon e a revitalização da parede do Açude Grande, coma reconstrução da ponte sobre o sangradouro foi o Governo Federal que fez, no governo de Carlos Antonio.

A construção das UBS; a construção da creche da Vila Nova; os recapeamentos asfálticos, inclusive, o último, no caso, 19 ruas, incluindo a Pedro Moreno Gondim, foi o governo federal; O CDI também foi uma obra do governo federal. Até o espaço onde os equipamentos foram instalados foi o governo federal, na atual gestão de Zé Aldemir.

Como também é obra do governo federal a revitalização da Praça Nossa Senhora de Fátima e a construção de três adutoras para abastecer comunidades rurais.

A pavimentação asfáltica da estrada de Boqueirão, uma obra de 13 milhões, que o município jamais teria condições de fazer está sendo executada pelo governo do Estado.

São João do Rio do Peixe

O prefeito eleito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino anunciou parceria com o estado para a implantação de uma escola técnica de tempo integral no seu futuro governo que começa em 1º de janeiro. Claudino disse que ficou muito feliz com a conversa que teve com o governador do estado, João Azevedo. Segundo ele, o governador garantiu parceria com o município para projetos importantes para São João do Rio do peixe a partir de janeiro quando começa a nova gestão municipal.

Democratização

O próximo presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras precisa democratizar a verba publicitária daquele poder, já que os últimos presidentes vêm fazendo uma licitação direcionara para contemplar apenas uma emissora de rádio.

O correto seria fazer uma licitação e contratar uma agência de publicidade que ficaria responsável pela contratação de todas as emissoras de rádio da cidade, além dos sites. Dinheiro tem, afinal Rivelino disse que dinheiro no Poder legislativo, boia.

Ampliando as bases

O Deputado Estadual Júnior Araújo continua ampliando suas bases eleitorais para 2022. Ele acaba de receber a adesão do grupo de oposição do município de Carrapateira. O grupo é formando pela ex-candidata a Prefeita, Analice Galdino; ex-prefeito André;  vereadores Kleo Galdino, Nenê de Manega, Zé Gato e Moacir, além dos suplentes de vereadores Citonio Ferreira, Jeferson e diversas lideranças.

O Deputado paraibano Júnior Araújo enalteceu a importância da parceria política firmada com a oposição de Carrapateira e renovou o seu compromisso com a cidade sertaneja. O jovem parlamentar afirmou estar muito feliz com a parceria com o grupo político, destacando a força das lideranças locais.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: