Obras inacabadas
Por José Ronildo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na tarde de sexta-feira (12), o Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica. A medida provisória possibilitará a conclusão de mais de 3,5 mil obras de infraestrutura escolar que estão paradas ou inacabadas. A assinatura aconteceu na cidade do Crato, na região do Cariri do Ceará.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, prefeito do Crato Zé Ailton, ministros Rui Costa, da Casa Civi), a presidente do FNDE Fernanda Macedo Pacobahyba e a primeira dama Janja. A medida provisória deve investir quase R$ 4 bilhões entre 2023 e 2026. Com a conclusão das obras, estima-se a abertura de aproximadamente 450 mil vagas nas escolas públicas.
As obras equivalem a mil e 200 novas creches e pré-escolas, mil escolas de ensino fundamental, mil e 200 quadras esportivas, 86 reformas ou ampliação e 40 escolas profissionalizantes.
Pela manhã, o presidente esteve em Fortaleza, onde assinou a criação de um programa que vai aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral no país. Foi o primeiro evento de Lula com a presença da população, especialmente, estudantes e admiradores, inclusive, crianças. Teve uma que chorou e disse que amava Lula.
De acordo com o Ministério da Educação, serão repassados R$ 4 bilhões a estados e municípios para ampliação das vagas em tempo integral, ou seja, com jornada superior a sete horas diárias. Os gestores vão definir em que nível escolar as vagas serão implantadas em creches, ensino médio, etc.
As solenidades contaram com a presença de estudantes e admiradores do presidente, inclusive, crianças. Em Cajazeiras temos a escola de Divinópolis cujas obras se arrastam desde 2018.
Lula criticou o governo anterior, que segundo ele não dialogava com os prefeitos, governadores e sindicatos.
Arrombamentos
Com o aumento de arrombamentos em Cajazeiras, certamente um setor está muito aquecido é o de segurança, com a comercialização de cercas elétrica, câmeras de segurança, portões eletrônicos. Por conta dessa situação, novas empresas nesse segmento foram abertas em Cajazeiras nos últimos anos, gerando emprego, entretanto, em cima da insegurança vivenciada hoje pela população.
Orfandade
A Faisqueira da semana passara relembrou a promessa da Caixa Econômica de se mudar para um prédio mais amplo evitando que as pessoas ficassem no sol e na chuva para receber ou resolver pendências do Bolsa Família. Na realidade, Cajazeiras está órfã de representação na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Basta ver a situação do açude de Engenheiro Avidos e a falta de verba para construir o tão sonhado Parque Linear do Açude Grande que continua recebendo os dejetos dos esgotos de boa parte cidade. Cidades como João Pessoa e Campina Grande estão aí recebendo seus belos parques e centros de convenções. Para resolver bastava a apresentação de uma boa emenda de bancada. Lamentável.
Combustíveis
A Petrobras anunciou o fim da paridade dos preços dos combustíveis com o mercado internacional, bem como, a redução nos preços da gasolina, diesel e botijão de gás nas distribuidoras. Os eleitores de Lula ficaram saltitantes e fazendo o L cada vez mais forte nas redes sociais.
Trocado
Tirado do cargo de Gerente Regional de Saúde pelo deputado estadual Júnior Araújo, para dar o lugar para Telminho, exonerado da direção do HRC, o militante político Sávio Gomes teria rompido com o parlamentar. Ele pousou para fotografia ao lado do deputado Chico Mendes.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário