header top bar

José Antonio

section content

Os atrasos do atraso

13/02/2023 às 17h34

Estrada de Boqueirão em Cajazeiras. Foto: Reprodução da internet

Por José Antonio – Vivemos num país onde quem reina é a burocracia. Os gestores públicos ficam completamente engessados quando se trata de construir qualquer obra. Param diante das famosas licitações, cujo processo passa por sete fases até chegar a sua homologação e se for uma estrada, um açude aí sim a burocracia toma destinos os mais diversos, desde as licenças ambientais, IBAMA e até os órgãos ligados ao patrimônio histórico. E se for parar na justiça?  Haja paciência!

Em Cajazeiras, o governo federal se arrasta desde o dia 02 de junho de 2021 com as obras de Recuperação e Modernização da Barragem de Engenheiros Avidos, cujo valor de contrato foi na ordem de R$17.672.588,51 e o seu término estava previsto para o dia 02/06/2022. Está parada, porque precisa ser refeito o projeto e quando muda qualquer coisa numa obra deste vulto, aí vêm novos aditivos e novos prazos. Esta obra tem mais de uma década de promessa. Haja paciência!

Em 1977, o Presidente Ernesto Geisel, esteve na Barragem de Engenheiro Avidos para inaugurar uma grande reforma: quando foi construído um novo sangradouro e uma grandiosa contenção de pedras para proteger a parede que havia sido feita em 1936. Tudo isto sem muita burocracia e em tempo recorde.

Ainda em Cajazeiras, o governo de João Azevedo, tem várias obras em andamento e a maioria delas anda muito lentamente, como é o caso da estrada que liga a BR 230 à Vila de Boqueirão de Piranhas. Foi prorrogado o prazo por mais um ano e as duas pontes: dos Riachos Riacho Fundo e Coxos, nem as fundações foram concluídas. Porque não “rasga” o contrato com a empresa e faz uma nova licitação para ver se consegue uma que tenha condições de concluir a obra? É desalentador uma situação desta e enquanto isto os mais prejudicados são usuários desta rodovia.

No governo de Ricardo Coutinho, foi tomada a decisão de construir a nova sede da 6ª CIRETRAN há quase três quilômetros do centro da cidade, talvez, para atender interesses não coletivos, o que dificultou em muito a vida dos cidadãos que necessitam de seus serviços. O que era tráfego sobre lama e poeira, depois de muitas cobranças foi feito um piso a paralelepípedos com a promessa de ser asfaltado, mas até agora a empresa não concluiu o serviço. Haja paciência!

A Avenida Francisco Arcanjo de Albuquerque, que é o seguimento da Rua João de Sousa Maciel e que vai interligar a cidade a BR 230, no seu projeto inicial construíram uma bueira com manilhas para a passagem das águas do Riacho Capoeiras, que na primeira chuva de 2022 foi totalmente destruído. Foi refeito o projeto e estamos aguardando as chuvas deste ano para ver se vai dar certo. A obra está parada. É mais uma das empresas que ganha a licitação, mas não tem estrutura financeira para tocar a obra. Porque não “rasgar” o contrato? É muito complicado. Haja paciência!

Eis uma excelente pauta para os três deputados mais votados em Cajazeiras: Dra. Paula, Júnior Araújo e Chico Mendes, que poderiam, juntos, irem a Brasília e até ao governador João Azevedo, despojados com a vontade de servir ao povo, pensando no povo e retribuir os seus votos com o empenho das suas ações parlamentares e lutarem para que estas e outras obras se tornem uma realidade em nossa cidade. Paciência tem limite, mas haja paciência!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: