Os números das eleições em Cajazeiras
Os resultados das eleições, no município de Cajazeiras, apresentaram algumas surpresas, inclusive para Presidente da República: embora não se tenha visto nenhuma militância e muito menos um retrato pregado numa parede de José Serra ou de Marina, os dois obtiveram mais de 27% dos votos válidos dos eleitores de Cajazeiras. Nos pequenos comentários feitos em mesas de bares acreditava-se que Dilma tiraria mais de 90% dos votos, em Cajazeiras. Nesta eleição 9.472 eleitores se abstiveram, 1.178 votaram em branco e 2.793 anularam o seu voto.
Para o senado Federal não podemos fazer uma análise mais detalhada devido a não divulgação dos votos de Cássio, em função da sua candidatura estar sob judice e que tinha com primeiro suplente o empresário José Gonzaga Sobrinho (Deca), que deverá ter sido o campeão de votos. Em segundo lugar deve ter ficado Efraim Morais, com 13.157 votos, que tinha como primeiro suplente o ex-prefeito de Cajazeiras, médico Carlos Antonio, em 3º lugar ficou Vitalzinho, com 11.316 votos e tinha como suplente o cajazeirense Raimundo Lira e até o presente momento é o único com a certeza de vitória, em função do processo de Cássio que está para ser julgado.
A surpresa maior desta eleição para senador, foi a de que Vitalzinho tirou mais votos que Wilson Santiago, muito embora tenha sido apenas 50 votos, mas este fato ainda esta sendo muito comentado. Foi impressionante o número de votos em branco, 7.145 e de nulos, 23.063 e a abstenção foi 22,19% que somados totalizam 39.680 votos. Esta avalanche de votos não válidos pode ter sido por duas causas: a de ter que se votar em dois senadores e a quantidade de cargos, em número de seis, além do desinteresse pela eleição de senador.
A eleição de deputado federal não foi muito diferente das anteriores: 64 candidatos foram sufragados nas urnas da cidade e os seis mais votados foram – Jeová Campos – 12.776, Wellington Roberto – 4.447, Efraim Filho – 3.697, Luiz Couto – 1.562, Armando Abílio – 1.045 e Major Fábio – 950.
Os denominados “da terra” obtiveram 72,04% dos votos e os quase 30% restante foram para os denominados de “fora” num total de 61. Os votos nulos foram 1.011, em branco – 2.920 se abstiveram 9.472, o que totaliza 13.403 votos e para a legenda foram 3.002 votos.
A eleição de deputado estadual ficou polarizada entre dois candidatos: José Aldemir Meireles com 11.323 e Antonio Vituriano com 11.234 votos e o os mais votados foram Anísio Maia – 361, Wilson Braga – 319, Luciano Cartaxo – 272, André Gadelha – 264, Caio – 261, Frei Anastácio – 251, Branco Mendes – 249, Ricardo Barbosa – 234, Cássio Rogério – 216, além destes 11, outros 141 candidatos foram sufragados nas urnas de Cajazeiras e obtiveram entre 179 e 01 voto. Em branco foram 1.992 e nulos 3.601 e se abstiveram 9.472 eleitores (22,19%).
A cidade mantém o mesmo número de deputados estaduais, que são dois, agora representados por José Aldemir Meireles (reeleito) e Antonio Vituriano de Abreu e não consegue mandar para a Câmara Federal Jeová Campos, que obteve a maior votação da História Política de Cajazeiras. Ainda elegeu Raimundo Lira como primeiro suplente de Vital Filho, além de Deca, cuja eleição está sendo julgada a sua legalidade e no Estado do Piauí o empresário João Claudino foi eleito suplente de senador. Ainda não foi desta vez que Cajazeiras elegeu um filho para a Câmara Federal, mas não perdemos por esperar. Quem sabe um dia não chegaremos lá.
Um anjo que caiu do céu
Na eleição de 2006, a participação do deputado estadual Jeová Campos na campanha de Léo Abreu, foi decisiva para torná-lo prefeito de Cajazeiras. Muitos afirmam que sem Jeová, Léo não teria sido eleito. Na eleição de 2010, se Jeová tem sido candidato a deputado estadual e mantida as três candidaturas – José Aldemir, Vituriano e Jeová, correria um sério risco a eleição de Vituriano. Conclusão: Jeová tem sido um anjo que “caiu do céu” na vida política dos “abreus”, em Cajazeiras. Léo e Vituriano devem agradecer a Deus, todos os dias a presença de Jeová em suas vidas políticas.
Bela lembrança
Eu e Antonieta agradecemos ao casal José Cavalcanti e Ildinete a belíssima lembrança comemorativa dos 15 anos de sua encantadora neta Nathália, que é filha de Sandra e kilderi. Felizes são os avós que participam das festas de seus netos. Desejamos vida mais longa ainda aos amigos e muitas felicidades a Nathália e seus pais.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário