header top bar

José Ronildo

section content

Patos avança

26/01/2024 às 18h54

Cidade de Patos, no Sertão da Paraíba - Foto: reprodução/internet

Por José Ronildo – Os avanços de Patos nos últimos anos têm sido visíveis, deixando Sousa e Cajazeiras para trás. A cidade que antes era denominada pelos moradores de “Morada do Sol”, em função das elevadas temperaturas, agora está sendo chamada de “A capital do Sertão”.

A sorte de Cajazeiras foi a conquista do Curso de Medicina, na UFCG, graças a determinação do então Reitor Thomson Mariz, filho de São João do Rio do Peixe, já que Patos tem uma população bem maior do que a de Cajazeiras, tendo um polo calçadista importante. Já Sousa, boas terras e um perímetro irrigado.

Quando ele anunciou que o curso de Medicina seria instalado em Cajazeiras, lideranças políticas de Patos e Sousa entraram na briga. Até uma comissão foi formada para apontar a cidade que reunia as melhores condições econômicas e no setor de saúde para abrigar o curso, e a cidade de Patos foi a vitoriosa.

Mesmo assim, Thompson manteve o entendimento de que Cajazeiras, que já tinha um curso técnico em enfermagem e ficava na fronteira com o Ceará e o Rio Grande do Norte era a melhor opção. O envolvimento da classe empresarial de Cajazeiras que chegou a construir um laboratório também foi fundamental.

O curso de medicina na UFCG, juntamente com a instalação das faculdades São Francisco e Santa Maria, que também conquistou seu curso de medicina, além da ampliação dos cursos da Fafic e IFPB, e da transformação do Hospital Infantil em hospital universitário, puxaram o desenvolvimento da cidade, gerando emprego e renda, já que passou a atrair estudantes, professores, médicos para morar na cidade. Os empresários tiveram que investir pesado na construção civil, com o crescimento vertical da cidade.

Diferente de Sousa e Cajazeiras, Patos tem um deputado federal, no caso, Hugo Mota que tem carreado benefícios importantes para a cidade, como foi o caso de uma verba de R$ 35 milhões (governo federal e estadual), para reformar, ampliar e modernizar o seu aeroporto. Após essa ampliação, Patos terá todas as condições para passar a contar com voos para São Paulo, Brasília, etc, como acontece com Juazeiro do Norte.

Patos foi a primeira cidade do sertão a conseguir a linha aérea para Recife com o Cesna Caravan, e de lá para o resto do mundo. Pouco tempo depois Cajazeiras também conseguiu após João Azevêdo atender um pedido da sociedade civil organizada da cidade. O fato de Cajazeiras ter conquistado antes o seu Aeroporto também foi importante. Sousa, infelizmente e inexplicavelmente, continua sem um aeroporto.

Digo que Patos avança e realmente está se transformando na capital do Sertão por conta das últimas conquistas. Tudo está indo para Patos, a começar por um Hospital de Trauma anunciado pelo governador João Azevêdo e um acelerador linear para o Hospital do Bem, que vai atender pacientes com câncer de toda região sertaneja.

É bom lembrar que agora com água de forma permanente no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, graças a transposição do Rio São Francisco, Sousa também se fortalece no seu potencial que é a produção agrícola, pecuária e indústria.

FOTO

Na terça-feira (16), antes de se licenciar do cargo, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir anunciou o reajuste de 4% do novo Piso do Magistério para 2024, acima do índice nacional, anunciado pelo Ministério da Educação, que foi de 3,62%.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Corrinha Delfino o novo piso já foi implantado neste mês de janeiro e o pagamento se configura como uma das ações de incentivo e valorização do magistério na gestão municipal.

Ela destacou, ainda, os investimentos de formação continuada da categoria por parte da gestão do prefeito Zé Aldemir, entrega de notebooks e melhores condições de trabalho para professores e equipes técnicas das unidades da rede municipal de ensino.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: