header top bar

José Ronildo

section content

Pesquisas eleitorais

13/05/2022 às 20h28

Lula e Bolsonaro. Foto: Reprodução da internet

Por José Ronildo

As pesquisas eleitorais para presidente da República definitivamente não estão falando a mesma língua, quando o assunto é disputa presidencial. O instituto Paraná mostrou que a diferença entre Bolsonaro e Lula havia diminuído para apenas 4,8% animando os bolsonaristas. Na semana seguinte, o Ipesp publicou outra, mantendo uma diferença de 13 pontos; depois veio a da CNT/MDA com uma diferença de 8,6% e por último, a da Genial/Quaest dando 46% para Lula e apenas 29% para Bolsonaro, com possibilidade de vitória do petista logo no primeiro turno.

Os analistas atribuem o crescimento do presidente Bolsonaro que polariza a disputa com o ex-presidente Lula, em algumas pesquisas, ao pacote de bondades que vem sendo anunciado paulatinamente desde o fim da pandemia, como o aumento do antigo Bolsa Família, que ele mudou de nome, para R$ 400,00 como piso inicial; o aumento no número de beneficiários do citado programa; a concessão do Vale Gás; a liberação de mil reais do FGTS e a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas. O desgaste por conta do seu posicionamento em relação a vacina e à pandemia, pelo visto começa a cair no esquecimento.

O grande problema para Bolsonaro continua sendo os aumentos constantes da gasolina; do gás e dos preços nos supermercados. Em relação aos combustíveis, o presidente já tentou jogar a culpa nos governadores e agora culpa a própria Petrobras. O presidente também tenta jogar nos ombros dos governadores o alto índice de desemprego por conta dos lockdown e fechamento do comércio, medidas necessárias para conter o avanço da pandemia.

Já o eleitor que afirma que se as eleições fossem hoje votaria em Lula guarda na mente os benefícios do seu governo, como o próprio Bolsa Família, ganho real do Salário Mínimo, a transposição do São Francisco e a expansão do ensino universitário.

Repercussão
O governador João Azevêdo criticou a fala do deputado estadual Cabo Gilberto que defendeu um contra golpe de Estado em função das últimas decisões do STF. João destacou a incoerência de um parlamentar que foi eleito pelo voto democrático questionar a veracidade das eleições e exigir um novo Golpe Militar. Lamentável sob todos os aspectos.

Centro Universitário
A Faculdade Santa Maria, que este ano celebra 20 anos, recebeu do Ministério da Educação o status de Centro Universitário, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 2 deste mês. O credenciamento foi aprovado por unanimidade no MEC, e agora a instituição se chama Centro Universitário Santa Maria (UNISM).

Tendência
O governador João Azevêdo declarou que existe “tendência” dentro do grupo aliado ao seu projeto de reeleição em outubro para que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro seja o pré-candidato a senador na sua chapa.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: