Primeiro turno
Por José Ronildo
Pelo menos 12 governadores que disputam a reeleição neste ano podem confirmar a vitória ainda no primeiro turno, segundo pesquisas eleitorais recentes. Entre eles, o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato precisa receber 50% mais 1 dos votos válidos, pelo menos. Ou seja, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. O cálculo não considera os votos em branco ou nulos.
Dos quatro governadores do Centro-Oeste, três podem ser reeleitos no 1º turno. Além de Caiado, Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Mauro Mendes (União Brasil/MT). O goiano é o melhor colocado nas intenções de votos. Segundo a pesquisa Serpes/O Popular, tem no momento 47% dos votos do eleitorado goiano. O segundo é o do Mato Grosso, com 43% das intenções de votos. E o terceiro é do Distrito Federal, com 39,9% na última pesquisa divulgada.
Os governadores que podem ser reeleitos no 1º turno: Bahia: ACM Neto (União Brasil); Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB); Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB); Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil); Mato Grosso: Mauro Mendes (União Brasil); Minas Gerais: Romeu Zema (Novo); Pará: Helder Barbalho (MDB); Paraná: Ratinho Jr. (PSD); Piaui: Silvio Mendes (União Brasil); Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT); Roraima: Teresa Surita (MDB) e Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos). Portado, na Paraíba, com quatro candidaturas competitivas, ficou de fora desse levantamento, o que significa dizer que as pesquisas até o momento apontam para um segundo turno.
O governador João Azevêdo lidera a corrida eleitoral em uma disputa que conta com mais três concorrentes competitivos, sendo dois de Campina Grande, Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital e um de João Pessoa, apesar de ser natural de Cajazeiras, no caso, Nilvan Ferreira que disputou o segundo turno das eleições municipais em 2020 com o atual prefeito Cícero Lucena.
Santo
Após a notícia dando conta de que o Vaticano autorizou a abertura do processo de Beatificação do Padre Cícero, o padre Francivaldo Nascimento Albuquerque destacou que o mesmo poderia ocorrer com o Padre Rolim que também tem milagres comprovados. Para ele é preciso que a Igreja e a sociedade se mobilizem nesse sentido. “Nós temos interesse que ele seja beatificado e em seguida santificado, porque é um santo que está na nossa cidade”, destacou.
Audiência
As principais lideranças políticas de oposição do município Bonito de Santa Fé, no caso, a ex-prefeita Alderi Caju; o ex-prefeito Chico Pereira; ex-vereador e ex-candidato a prefeito nas últimas eleições Van do Viana, além do vereador Professor Darlan e Marcos de Purica renovaram, durante uma audiência, o compromisso de apoio à reeleição do governador João Azevêdo e do candidato a deputado estadual Chico Mendes e federal, Gervásio Maia.
Definição
Foi só o prefeito de Cachoeira dos Índios Allan Seixas anunciar apoio à candidatura de Pedro Cunha Lima ao governo do Estado, para Bodinho, ex-prefeito declarar voto em João Azevêdo.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário