header top bar

Radomécio Leite

section content

Privacidade nunca mais

27/04/2009 às 00h47

Fiquei assustado, na semana que passou, quando tentei fazer uma compra, via telefone e do outro lado da linha, uma voz graciosa me pediu: seu CPF e a partir daí a moça foi debulhando: meu nome, dia e hora em que nasci, meu endereço, telefone fixo e celular (até um número mais recente que nem mesmo eu sei ainda decorado), cartões de crédito, nome de meus filhos, da esposa (e se tivesse uma outra mulher com certeza teria me dado também o nome dela), da minha mãe, endereço de trabalho e mais uma dúzia de endereços de imóveis que tenho alugados e pasmo fiquei aguardando o tipo de sangue, minha pressão arterial, número do sapato e sabe-se logo o que mais…

Através do Google estamos sendo vigiados 24 horas por dia. Circulou pela internet, recentemente uma noticia de uma inglesa que foi xeretar a vida de uma amiga, e a curiosidade que já matou vários gatos, viu o carro do marido estacionado em frente da casa da amiga, que deveria estar em viagem de negócios. A mulher já constituiu advogado e quer o divórcio.

E o celular nas mãos de infelizes que dizem tudo o que pensam dos amigos, do ou da ex, dentro do elevador lotado, sem a menor cerimônia, que terminam espantando e deixando a todos com medo. Um fato bem recente deixou, umas pessoas que se encontravam numa mesa de bar, estarrecidos: toca o celular e o dono o colocou no viva voz e do outro lado da linha começou a detonar a esposa de um amigo, só que ela estava ouvindo tudo, tudinho. Além de macabro o episódio foi muito constrangedor.

E na TV, esta sim é que tem esbugalhado a vida alheia com os seus realities shows onde os malucos saem de suas casas para lavar roupa suja diante das câmeras ou simplesmente para “transar” debaixo de um edredom, com cenas incríveis transmitidas ao vivo.

A internet é um instrumento muito poderoso. Vá ao google e digite o nome de uma pessoa que você gostaria de obter informações e lá estão centenas de dados. Por mais que você se resguarde, hoje está sendo impossível você não ter a sua privacidade invadida. Basta buscar o exemplo do Procon de São Paulo que proporcionou aos cidadãos paulistanos que se cadastrassem, nunca mais receberiam ligações de tele marketing e em menos de uma semana ultrapassou a marca de 200 mil pessoas.

Outro dia fui fazer uma compra em um estabelecimento comercial da cidade e quando passei o cartão de crédito acusou: estava no Serasa e lá fui eu até o CDL para descobrir onde eu tinha comprado e estava “velhacando”. Eram faturas de uma empresa telefônica do Estado do Paraná no valor de mais de seis mil reais. Comecei uma peregrinação que demorou seis dias até provar que nunca morei em São José dos Pinhais e que não devia nenhum centavo. Com meu CPF, nome e uma conta de luz o “esperto” mandou instalar uma linha fixa e não perdeu tempo e nas contas tinham ligações até para a China. Neste país para você provar que é inocente, num caso deste, além da perda de tempo e dinheiro, as pessoas ainda põem em dúvida a sua versão, a exemplo da moça que atendia aos telefonemas lá no Paraná: – “mas o senhor nunca morou aqui?”. Foi um sofrimento.

Não esqueça, que na maioria das casas comercias e até nas ruas, lá está o aviso: “sorria, você está sendo filmado”, além de centenas de satélites, com câmeras, em torno da terra que nos vigiam a cada minuto. Privacidade, nunca mais.

Crise
O prefeito da cidade, médico Léo Abreu, a exemplo de todos nós, jamais pensou que uma crise lá nos Estados Unidos, pudesse atingir o pequeno município de Cajazeiras. A redução brusca do FPM e do ICMS irá repercutir com muita força na sua administração. Precatórios, repasses constitucionais, prestação do empréstimo para pagar os meses atrasados de novembro e dezembro do funcionalismo, o aumento dos valores dos cargos comissionados, a necessidade de contratar novos funcionários e outras obrigações, dentre elas energia e água poderão causar um forte impacto nos cofres do município, fazendo com que a despesa fique maior do que a receita. Diante desta realidade resta torcer para que a crise seja amenizada.

José Cavalcanti
O empresário Zé Cavalcanti deverá retornar hoje, dia 24, a Cajazeiras, depois de um repouso nas cidades de Fortaleza e João Pessoa. Já recuperado de um pequeno problema de saúde retoma pouco a pouco as suas atividades sob o olhar vigilante de Dona Ildinete e de seus filhos para não se exceder no trabalho. Desejamos ao companheiro Cavalcanti um prazeroso retorno, com muita saúde e paz.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: