header top bar

José Antonio

section content

Quais os cursos que deverão ser ofertados na Escola Técnica Estadual de Cajazeiras?

27/05/2013 às 00h07

Durante a plenária da Audiência do Orçamento Democrático, da 9ª Região Geoadministrativa, o governador Ricardo Coutinho solicitou à comunidade cajazeirense que se manifestasse sobre quais os cursos que deverão ser ofertados na nova escola profissionalizante da cidade, que deverá ser inaugurada em breve. Portanto, seremos nós os responsáveis por esta escolha, que deverá ser amplamente debatida, discutida e estas reuniões deverão ter muita divulgação para que a opinião de meia dúzia de pessoas chegue a prevalecer.

Na cidade de Cajazeiras já existe vários cursos profissionalizantes e o mais antigo deles é o Normal em Nível Médio, antigo Pedagógico, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, seguido do Curso Técnico em Enfermagem, fundado pelo Padre Gualberto, no inicio da década de 70 e transferido, no dia 1º de Agosto de 1979 para a Universidade Federal da Paraíba, hoje UFCG, que posteriormente criou outro na mesma área de conhecimento que foi o de Saúde Bucal.

Com a chegada da Escola Técnica Federa, hoje IFPB, nela são ofertados os Cursos Técnicos em Edificações, Eletromecânica (modalidades Subsequente e Integrado ao Ensino Médio), Manutenção e Suporte à Informática (modalidade Integrado ao Ensino Médio) e Desenho de Construção Civil (na modalidade de Educação de Jovens e Adultos).

Com o fechamento do Curso de Técnico em Contabilidade, criado em 1951 e reaberto há cerca de três anos e novamente fechado, e para aproveitar os alunos que haviam se matriculado, o estado resolveu implantar na Escola Cristiano Cartaxo (Polivalente), três cursos profissionalizantes de nível médio: Informática, Secretariado e Técnico em Administração.

A Faculdade São Francisco mantém dois cursos: Técnico em Enfermagem e Radiologia.

Estes nove cursos técnicos profissionalizantes já existentes têm formado uma obra qualificada que está atendendo, sem sombra de dúvidas, as necessidades de nossa região.

Mas quais seriam os cursos que deverão ser implantados na nova escola? Vamos ter que ouvir vários segmentos dos setores econômicos para podermos saber onde estão as maiores lacunas de mão de obra especializada.

Poderíamos aqui enumerar alguns cursos, já sugeridos por alguns empresários, com amplas perspectivas, que a mão de obra qualificada que dele fosse colocada à disposição das empresas teria chances de ingressar no mercado de trabalho: Designe de Modas e de Interiores, Eventos, Agente Comunitário de Saúde, Biblioteconomia, Informática para Internet, Marketing e Impressor de Offset.

Tenho muita crença que se nesta escola fosse implantado um Curso Técnico de Música seria um êxito total, não somente do público que o procuraria, mas e principalmente pelas perspectivas futuras que todos que o concluísse poderiam obter sucesso na vida.

Mas vamos aguardar a convocação por parte dos responsáveis por estes estudos preliminares para que possamos, em breve, fazermos estes debates para descobrirmos outras vocações/necessidades, diante da realidade de nossa economia.

Orquestra Sinfônica Jovem
Ainda durante o Orçamento Democrático, o governador voltou a falar sobre uma “promessa” do OD do ano passado que a cidade de Cajazeiras iria ter uma Orquestra Sinfônica Jovem e na ocasião o secretário de Cultura, Chico César, afirmou que nesta semana ainda iríamos receber a visita de pessoas de sua secretaria ligada a este projeto para que sejam iniciados os estudos para a criação desta orquestra. Na próxima semana voltares a este assunto.

Estranhou
O governador Ricardo Coutinho achou “estranho” que no HRC não existisse normalmente cirurgias de próstata, depois que tomou conhecimento que na cidade tem dois grandes cirurgiões deste setor: Dr. Paulo Gonçalves e Dr. João Ricardo e que as pessoas desta nossa região teriam que se deslocar para Sousa ou Patos para serem operadas, depois de enfrentarem uma fila que não tem fim. Voltaremos e este assunto.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: