header top bar

Rui Galdino

section content

Quem é o “pai” do PetScan do Laureano?

28/03/2019 às 17h01 • atualizado em 03/04/2019 às 16h33

Coluna de Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. O assunto que trago no artigo de hoje, rendeu a semana toda na imprensa paraibana. Mas como hoje é domingo, 31 de março de 2019, vamos relaxar um pouco! Aliás, hoje faz nada mais, nada menos, 55 anos da instalação do governo militar no Brasil, que durou 21 anos e que teve o apoio da sociedade civil, da Igreja, de alguns governadores e dos Estados Unidos da América. Por isso, hoje, se rememora o 31 de março de 1964, em todas as unidades militares do Brasil.

Mas vamos voltar ao tal e polêmico PetScan do Laureano. Finalmente, quem foi o “pai” da “criança”? Ou seja, quem foi o principal responsável pela aquisição do PetScan para o Hospital Napoleão Laureano, aqui em João Pessoa? KKKKKKK… Este assunto eu conheço de perto. Primeiro, é preciso saber o que é um PetScan e qual a sua finalidade? PetScan, é uma sigla na língua inglesa, do nome POSITRON EMISSION TOMOGRAPHY, ou seja, é um importantíssimo aparelho de tomografia super moderno, que serve para fazer diagnóstico por imagem, mapeando todo o corpo humano em busca de algum tipo de câncer.

Trata-se de um equipamento muito caro, orçado em torno de 6 milhões de reais e que cada exame custa a “bagatela” de 6 mil reais. Como se observa, são poucas as pessoas que tem condições de fazer um exame dessa magnitude, pois, é realmente, muito caro! Só para se ter uma idéia, na região Nordeste existe apenas 3 PetScans. Na Paraíba, só agora, chegou o 1º na rede pública, que vai servir para as pessoas carentes e outras que não tem condições de pagar tal exame.

O fato é que no último dia 25 de março, o atual Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteva na Paraíba trazendo vários benefícios do governo federal para o nosso estado, inclusive, a chegada do famoso PetScan. Ocorre, que na solenidade do anúncio dos benefícios, muitos “engraçadinhos” que estavam presente à solenidade, quiseram ser o “pai” do PetScan. Outros, foram omissos e sequer lembraram o verdadeiro “pai da criança”. Que coisa, quanta fraqueza!!!!! Na verdade, não interessa quem seja o pai do PetScan, o que interessa é que o PetScan chegou e vai ajudar muita gente que precisa.

No entanto, ser omisso e querer tomar a paternidade para faturar politicamente, não é justo, é muita sacanagem e falta de respeito para quem verdadeiramente conseguiu o PetScan para a Paraíba! E sabem quem é o “pai da criança”? O ex-senador Raimundo Lira, que infelizmente, não pode estar presente à solenidade do dia 25 de março e com isso, alguns “engraçadinhos” se aproveitaram da sua ausência e quiseram fazer média política com o PetScan.

Eu me lembro bem, quando o senador Raimundo Lira, esteve com o então Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para tratar de vários interesses da saúde paraibana e a compra do PetScan, foi no dia 20/04/2018. O Ministro até ponderou, dizendo a Lira, que o PetScan era muito caro e perguntando se Lira, não queria substituí-lo pela compra de dezenas de ambulâncias. E Raimundo Lira, foi taxativo respondendo: “NÃO”, EU QUERO UM PETSCAN PARA A PARAÍBA E PONTO FINAL”! E assim foi… É de arrepiar, é emocionante, pois, o nosso senador Lira, sempre foi muito seguro e valente no tocante à defesa dos interesses da Paraíba e de seu povo.

É por isso e muito mais, que sempre defendi e segui politicamente o senador Raimundo Lira. Pena, que ele se afastou da política e não quis disputar a sua reeleição para o senado em 2018. Merecia ser reeleito. Muita pena! Pois, a Paraíba e os paraibanos perderam um homem sério, rico, honesto, trabalhador e eficiente no quadro político do estado. Raimundo Lira, sempre foi assim, com mandato ou sem mandato, um gigante em defesa do nosso estado. Quem sabe um dia ser o nosso governador!

Pois bem, sem querer desmerecer ninguém, é preciso que toda Paraíba saiba, que o PetScan do Hospital Napoleão Laureano, CHEGOU!!! e chegou para modernizar e ajudar muita gente que precisa fazer exames para o diagnóstico e para o tratamento do câncer. E tal feito, foi conseguido pelo então senador paraibano, RAIMUNDO LIRA, através do empenho de nº 2017NE802316, cujo valor empenhado e pago foi de R$5.500.000,00 o resto é conversa mole. A Paraíba agradece. VIVA RAIMUNDO LIRA!!!

Rui Galdino

Rui Galdino

Rui Galdino, é advogado, jornalista, empresário e apresentador do programa CONVERSANDO COM RUI GALDINO, na TV MASTER.

Contato: ruigaldino@hotmail.com

Recomendado para você pelo google

DINHEIRO NO BOLSO

VÍDEO: Show e Prêmios Alô da Sorte realiza mais um sorteio mensal da rodada extra; Saiba quem ganhou

PROFESSORES CONTRATADOS

VÍDEO: Após pressão de vereador, prefeitura de Cajazeiras confirma pagamento de salários atrasados

VIOLÊNCIA SEM PARAR

VÍDEO: Jovem é morto com vários tiros e mulher fica ferida após ser vítima de bala perdida em Cajazeiras

TRAGÉDIA

VÍDEO: Comandante da PM lamenta morte de vereador e diz que assassinos são conhecidos no crime

Rui Galdino

Rui Galdino

Rui Galdino, é advogado, jornalista, empresário e apresentador do programa CONVERSANDO COM RUI GALDINO, na TV MASTER.

Contato: ruigaldino@hotmail.com