header top bar

José Ronildo

section content

Reestruturando

02/02/2024 às 19h29

Coluna de José Ronildo.

Por José Ronildo – Desde que assumiu o governo, o presidente Lula vem trabalhando com sua equipe de gestão para reestruturar o serviço público que estava com uma grande carência de servidores. No governo anterior, a preocupação do então ministro da Fazenda Paulo Guedes, era acabar com a estabilidade do servidor público.

Como havia carência de servidores em vários ministérios e órgãos federais, o governo decidiu realizar um único certame, denominado de o Enem dos concursos com 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais. Mais de 1 milhão de pessoas já se inscreveram. Já foi anunciado concurso para o Banco do Nordeste, Petrobras, INSS entre outros.

A única empresa que vinha realizando concurso públicos e processos seletivos para contratar profissionais de saúde era a Ebserh que administra os hospitais universitários, atendendo uma demanda em função que surgiu após um programa de ampliação dos serviços e reestruturação dos hospitais universitários, no governo Dilma, já que eles se encontravam sucateados.

Cajazeiras mesmo viu seu Hospital Infantil sendo federalizado e transformado em hospital universitário, com vários investimentos na ampliação da oferta de serviços e do espaço físico.

Os salários variam entre R$ 4 mil e R$ 22 mil, dependendo da carreira escolhida. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio. Nós temos exemplos em Cajazeiras da carência de servidores públicos federais em órgãos como a Delegacia Regional do Trabalho e INSS que registra uma grande demanda de pessoas buscando atendimento todos os dias. A maioria dos servidores já se aposentaram.

Prática da Ditadura

Na última quinta-feira (25), o ministro do STF Alexandre de Moraes afirmou que o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, usou o órgão para fazer espionagem ilegal a favor da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre autoridades espionadas estavam a ex-deputada Joice Hasselmann, o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT) e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

Apurações da PF apontam que a Abin teria sido “instrumentalizada” para monitorar ilegalmente uma série de autoridades e pessoas envolvidas em investigações, e também desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O uso indevido da Abin teria ocorrido quando o órgão era chefiado por Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliado de Bolsonaro que, atualmente, é deputado federal. Uma operação da PF foi desencadeada em uma casa de veraneio em Angra dos Reis, onde estavam Eduardo Bolsonaro e o pai, o ex-presidente Bolsonaro.

Nota 1000

Nenhum estudante da Paraíba conseguiu nota 1000 na redação do Enem, apesar do Nordeste de forma surpreendente ter tirado mais notas 1000 do que o Sul e Sudeste, por exemplo, tidas como regiões ricas, enquanto somos considerados como subdesenvolvidos e cheio de analfabetos que foge para São Paulo em busca de melhores condições de vida.

Das 60 redações que conquistaram a nota máxima no Enem 2023, 25 foram escritas por candidatos do Nordeste. Seis dos nove estados tiveram alunos com a sonhada nota mil, ficando à frente da região Sudeste, que acumulou 17 gabaritos nos quatro estados. O resultado nacional representa uma melhora em relação à edição de 2022, quando apenas 18 participantes tiraram nota máxima na redação.

As notas individuais, divulgadas na terça-feira, revelaram que, na região Nordeste, os estados com mais notas mil foram Rio Grande do Norte e Piauí, cada um com seis gabaritos. Na Bahia e no Ceará foram quatro, três no Sergipe e dois em Pernambuco. Apenas Maranhão, Paraíba e Alagoas não tiveram alunos com nota máxima.

Trânsito

A SCtrans, que tem como superintendente Zé Filho substituiu uma rotatória na Engenheiro Carlos Pires de Sá – acesso para Rua que vai para o estádio Perpetão e a BR 230 por um sinal semafórico. A medida teve como finalidade organizar melhor o trânsito e evitar acidentes, já que o fluxo de veículos no local é muito intenso.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: