header top bar

José Ronildo

section content

Relações tensas

17/07/2020 às 09h12

Coluna de José Ronildo

O presidente da República, Jair Bolsonaro resolveu adotar o estilo “Bolsonaro Paz e Amor”, desde que os embates com o STF, ganharam contornos preocupantes. Ele vinha participando de atos organizados por aliados radicais que defendiam o fechamento do STF e do Congresso Nacional, entendendo que estas instituições não deixavam o presidente colocar em prática suas ações. Depois, a possibilidade de confronto entre torcidas organizadas de clubes de futebol favoráveis à democracia e contra o que chamavam de fascismo vieram à tona.

Bolsonaro se viu acuado diante das acusações de que teria tentado interferir no trabalho da Polícia Federal, no Rio de Janeiro; pedido de impeachment no Congresso; investigações contra seu filho, o senador Flávio Bolsonaro e o ex-assessor, Queiroz, que terminou sendo preso, acusado de gerenciar um esquema de rachadinhas. Ele chegou a dizer que tinha o apoio das Forças Armadas, em tom de ameaça, após investigações de Fake News avançar em direção ao Planalto.

Também teve o episódio de uma possível determinação por parte da justiça, para apreender o celular do presidente, levando o General Heleno, Ministro da Defesa a expedir uma nota criticando a decisão e dizendo que ela poderia trazer consequências imprevisíveis. Sem se falar na fala do ex-ministro da Educação, Weintraub, que em uma reunião chamou os ministros do STF de vagabundos e se dependesse dele, estariam todos presos. Depois da fala, terminou deixando a pasta, como sinal de “trégua”.

Agora, quando tudo parecia tranquilo, o ministro Gilmar Mendes faz uma declaração, apontando o Exército, como responsável pelas mortes causadas pela covid-19, pelo fato do ministério está sendo comandado por general, chegando a classificar a situação como genocídio, informando que ia acionar a PRG, inclusive.

Mais uma vez, o general Heleno publicou nota criticando a declaração do ministro e informando que também ia acionar a PGR. O vice-presidente da República, Hamilton Moura, também criticou o ministro.

Santa Helena
A pré-candidata à prefeita de Santa Helena, Corrinha Félix disse que uma de suas propostas é levar fábricas para o município, visando gerar emprego e renda para população. Para Corrinha, um dos primeiros investimentos de seu governo, caso seja eleita, é levar para Santa Helena uma fábrica de confecções para à cidade, além disso, incentivar pequenos negócios e quem trabalha por conta própria, como as costureiras. “Cada um empreendedor tem suas habilidades, como as costureiras, e precisa de dinheiro para investir em seu negócio. Infelizmente, os jovens deixam Santa Helena, justamente por falta de oportunidade de trabalho, arrematou. Ela poderia criar em Santa Helena, o que já existe no Governo do Estado e em Cajazeiras – o Empreender, que criou um fundo, tirando um pequeno percentual dos impostos municipais e repassando, a juros baixíssimos, para os pequenos empreendedores, que tiram o sustento da família, com seus negócios.

RÁPIDAS
*O ministro Paulo Guedes falou sobre novo recorde de desmatamento da Amazônia, que estaria afugentando investidores, afirmando que o Brasil vai corrigir rumos e avançar em iniciativas para preservar o meio ambiente.

*A corrupção continua campeando no Rio de Janeiro, infelizmente. Semana passada foi preso o ex-secretário de Saúde com R$ 8,5 milhões, resultado, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público, do desvio na compra de respiradores para combater a Covid-19.

*A deputada estadual, Paula Francinete não esperou pela definição do seu grupo político e já anunciou apoio ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, como candidato ao governo do Estado, em 2022.

*O governador João Azevêdo distribuiu 155 mil testes rápidos e contratou mais de 2 mil profissionais de saúde diante da pandemia do novo coronavírus.

*Após repercussão negativa nas emissoras de rádio e redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras desistiu de comprar 15 motos; uma para cada vereador.

*Os veículos ficaram à disposição dos gabinetes dos parlamentares.

*O deputado estadual e atual secretário de Estado, Júnior Araújo esteve na última terça-feira, no Gabinete do seu colega, secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado, para se inteirar da questão da Escola Manoel Mangueira.

*O secretário confirmou que uma nova escola será construída com contrapartida do governo do Estado, já que a estrutura do prédio da escola, está comprometida.

*Segundo o secretário, os recursos já estão empenhados e brevemente as obras serão iniciadas.

*Após a nomeação de alguns “malucos” para o Ministério da Educação, que só arranjaram confusão, inclusive, com fortes ataques às universidades federais e corte de verbas, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o quatro ministro para a pasta, já que o último, ligado aos militares, sequer esquentou a cadeira, após apresentar um currículo que não correspondia à realidade.

*O novo ministro segue a linha de pensamento do presidente: é pastor evangélico e portanto, contrário ao homossexualismo e ao aborto; sendo defensor da família.

*Trata-se do Pastor Milton Ribeiro. O que se espera é que tenhamos um ministro que haja com sensatez e equilíbrio.

*Falar em Bolsonaro, ele foi derrotado no STF, ao defender a não abordagem de temas como sexualidade e igualdade de gêneros nas escolas e uma escola sem partido.

*O presidente da Câmara Municipal de Bernardino Batista e pré-candidato a prefeito, Aldo Andrade teve a prestação de contas do exercício 2019.

*O presidente já teve nove contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: